A Meta anunciou nesta terça-feira (7) uma atualização no algoritmo do Facebook que promete exibir mais Reels alinhados às preferências de cada usuário e ampliar as ferramentas de controle sobre o conteúdo visto na plataforma.
Mais controle sobre recomendações
Com a mudança, qualquer pessoa poderá marcar um Reel como “Não tenho interesse” ou sinalizar um comentário indesejado. O feedback será incorporado ao sistema de recomendações, ajustando futuros vídeos exibidos no feed.
O botão Salvar também foi remodelado para facilitar a organização de Reels e publicações favoritas em um único local.
Prioridade para conteúdos recentes
Segundo a empresa, o novo algoritmo passará a mostrar 50% mais Reels publicados no mesmo dia em que o usuário estiver navegando, elevando a relevância de vídeos frescos na timeline.
Recursos baseados em IA
Os Reels ganharão sugestões de busca alimentadas por inteligência artificial. Termos recomendados aparecerão na tela para ajudar o público a encontrar outros vídeos sobre temas de interesse, em formato semelhante às sugestões cinzas vistas no TikTok.

Imagem: Internet
Bolinhas de amigos no feed
Outra novidade são as “friend bubbles”, pequenos círculos com a foto de perfil dos contatos que curtiram determinada publicação. O recurso ficará visível tanto nos Reels quanto no feed principal; ao tocar na bolinha, o usuário abre automaticamente uma conversa privada com o amigo correspondente.
A Meta afirma que as mudanças tentam responder a críticas sobre a presença de vídeos considerados fraudulentos, irritantes ou de baixa qualidade. A companhia vem reforçando investimentos em inteligência artificial e, recentemente, lançou o Vibes, feed exclusivo de vídeos curtos gerados por IA dentro do aplicativo Meta AI.
Com informações de TechCrunch