A Rivian anunciou nesta terça-feira (4) a criação da Mind Robotics, nova empresa focada em inteligência artificial industrial e robótica. É o segundo desmembramento realizado pela montadora de veículos elétricos neste ano.
De acordo com a carta aos acionistas do terceiro trimestre, a Mind Robotics utilizará dados operacionais da Rivian para desenvolver soluções que prometem “transformar a forma como negócios do mundo físico operam”. A companhia não detalhou quais produtos ou serviços serão oferecidos.
Capital inicial e estrutura
A Rivian informou ter captado cerca de US$ 110 milhões em capital semente externo para sustentar o projeto. Outros detalhes sobre a composição societária ou participação acionária não foram divulgados.
Na segunda-feira (3), um pedido de registro de marca foi protocolado no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO). O documento traz o sócio da Eclipse, Jiten Behl, como signatário e lista o escritório da firma de investimentos em Palo Alto, Califórnia, como endereço corporativo da nova empresa.
Transferência de funcionários ainda indefinida
A Rivian não confirmou se empregados serão transferidos para a Mind Robotics, prática adotada quando a divisão de micromobilidade da companhia foi transformada, em março, na startup Also Inc. Na carta, o CEO RJ Scaringe citou a “forte base de talentos em tecnologia” como um fator que pode acelerar iniciativas além do foco principal da montadora.
Imagem: Internet
Mercado aquecido
O lançamento ocorre em meio ao aumento de investimentos em robótica humanoide e IA industrial. Tesla, General Motors e diversas startups também desenvolvem projetos semelhantes.
Até o momento, a Mind Robotics não possui presença digital significativa além do registro de marca, que abrange categorias que vão de máquinas e veículos a incubadoras de ovos.
Com informações de TechCrunch


