Escritório de Orçamento do Congresso dos EUA confirma invasão hacker

Washington, 7 de novembro de 2025 — O Escritório de Orçamento do Congresso dos Estados Unidos (CBO, na sigla em inglês) confirmou ter sofrido um ataque cibernético. A porta-voz da agência, Caitlin Emma, disse à TechCrunch que o incidente está sob investigação e que foram adotadas medidas imediatas para contê-lo, além da implementação de novo monitoramento e controles de segurança.

Órgão apartidário, o CBO fornece análises econômicas e estimativas de custos aos parlamentares durante todo o processo de elaboração do orçamento federal, inclusive após a aprovação de projetos em comissões da Câmara e do Senado.

A invasão foi revelada na quinta-feira (6) pelo The Washington Post, que atribuiu o ataque a hackers estrangeiros não identificados. Segundo o jornal, existe preocupação de que os invasores tenham acessado e-mails internos, registros de chat e comunicações entre gabinetes de congressistas e pesquisadores do CBO.

De acordo com a Reuters, o escritório do Sergeant at Arms do Senado — responsável pela segurança da Casa — alertou os gabinetes de que mensagens trocadas com o CBO podem ter sido comprometidas e usadas em tentativas de phishing.

Até o momento, não se sabe como a rede do CBO foi violada. No entanto, o pesquisador de segurança Kevin Beaumont declarou na plataforma Bluesky suspeitar que o ponto de entrada tenha sido um firewall Cisco ASA desatualizado. Beaumont observou que o dispositivo, cuja última correção datava de 2024, permanecia vulnerável a falhas exploradas por grupos supostamente ligados ao governo chinês e não havia sido atualizado quando a paralisação do governo dos EUA começou em 1.º de outubro. Na quinta-feira, ele afirmou que o equipamento foi retirado do ar.

A porta-voz do CBO não comentou as declarações de Beaumont. A Cisco também não respondeu a pedidos de posicionamento.

Com informações de TechCrunch

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

Compartilhe como preferir

Copiar Link
WhatsApp
Facebook
Email