BMW apresenta R 1300 RT 2026 com motor boxer mais potente da marca

A BMW Motorrad revelou a R 1300 RT 2026, evolução da tradicional linha sport-touring da fabricante alemã. O modelo adota o novo motor boxer de 1.300 cm³, já usado nas R 1300 GS e GS Adventure, e passa a ser o propulsor boxer mais potente já produzido pela marca.

Quem, o que, quando, onde

O lançamento mundial ocorreu durante um roteiro para a imprensa entre Greenville, Carolina do Sul, e Birmingham, Alabama, nos Estados Unidos, encerrado na edição 2025 do BMW Motorrad Days Americas, realizada dentro do Barber Vintage Festival.

Motor e transmissão

• 1.300 cm³, refrigeração líquida
• 145 cv (ante 136 cv do antecessor de 1.250 cm³)
• 110 lb-ft de torque (antes 105 lb-ft)
• Tecnologia ShiftCam de variação de válvulas
• Câmbio de seis marchas e embreagem agora alojados dentro do bloco, encurtando o conjunto e reduzindo 6,5 kg

Chassi e suspensões

• Novo quadro híbrido em aço e alumínio
• Suspensão dianteira EVO Telelever e traseira EVO Paralever, ambas com ajustes eletrônicos
• Curso de suspensão: 150 mm na frente e 158 mm atrás

Modos de condução e assistência dinâmica

O opcional Dynamic Chassis Adjustment (DCA) oferece os modos RAIN, ROAD e ECO de série, além dos extras DYNAMIC e DYNAMIC PRO. O sistema pode alterar eletronicamente amortecimento, pré-carga e taxa de mola.

Câmbio sem manete de embreagem

A R 1300 RT pode receber o Automatic Shift Assistant (ASA), que elimina a alavanca de embreagem. O recurso trabalha em dois programas: Automático, com trocas gerenciadas pela central, e Manual, em que o piloto usa o pedal, mas sem risco de apagar o motor.

Eletrônica e segurança

• Painel TFT de 10,25” compatível com o aplicativo BMW Motorrad Connected
• Pacote Riding Assistant com controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão frontal e monitor de mudança de faixa
• ABS Pro, Dynamic Brake Control e iluminação totalmente em LED; farol adaptativo Headlight Pro opcional
• Sistema de áudio integrado com rádio HD e opção Audio Pro

Design e itens de turismo

A carenagem redesenhada traz linhas angulares e quatro opções de cor: Alpine White, Triple Black, Impulse Racing Blue Metallic e Option 719 Camargue Blue Ridge Mountain Metallic. O para-brisa elétrico forma uma área de baixíssima turbulência em velocidade, segundo a fabricante.

O conjunto de bagagem inclui malas laterais de 27 l, expansíveis a 33 l, e top case de 54 l. O pacote Comfort Passenger adiciona aquecimento de banco, encosto e manoplas.

Dimensões, desempenho e preço

• Entre-eixos: 1.500 mm
• Altura do assento: 780 a 860 mm (opções de banco)
• Peso em ordem de marcha: 281 kg
• Tanque: 24 l
• 0–100 km/h: 3,6 s
• Velocidade máxima: 200 km/h
• Preço inicial nos EUA: US$ 22.495 (sem frete); unidade avaliada equipada ficou próxima de US$ 32 mil

Com o novo conjunto mecânico, pacote eletrônico completo e foco no conforto sem abrir mão do desempenho, a BMW pretende manter a R 1300 RT como referência no reduzido segmento das motos sport-touring.

Com informações de BMW Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

Compartilhe como preferir

Copiar Link
WhatsApp
Facebook
Email