Documentário e mostra fotográfica revivem história do Hospital Adauto Botelho em Vitória

O documentário e a exposição fotográfica “Adauto” foram lançados na noite de segunda-feira (22) no Centro Cultural Sesi, em Jardim da Penha, Vitória. As produções recuperam a trajetória histórica e cultural do Hospital Adauto Botelho, considerado um dos principais hospitais psiquiátricos do país.

Curadoria e convidados

A curadoria do projeto é assinada por Elda Bussinger, que participou do evento ao lado do marido, Celestino Bussinger, e da filha, Marcela Bussinger. Entre os convidados estiveram o ex-governador Renato Casagrande; a desembargadora Janete Vargas; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo, Erica Neves; e o diretor do hospital, Felipe Goggi. O fotógrafo Cacá Lima, autor das imagens expostas, também marcou presença.

A noite contou ainda com a participação dos desembargadores Fernando Zardini e Julio Costa; do conselheiro Domingos Taufner; do secretário de Estado de Ciência e Educação, Jales Cardoso; de Bruno Lammas e de Juão Vitor, da editora Universidades.

Do passado à atualidade

A mostra reúne fotos que registram a evolução do espaço desde o período em que era conhecido como Casa dos Loucos do Espírito Santo até sua configuração atual como Hospital Estadual de Atenção Clínica. As imagens destacam as transformações arquitetônicas e a mudança no modelo de assistência psiquiátrica ao longo dos anos.

Outros destaques da agenda capixaba

• A memória do cinema produzido no Espírito Santo será exibida em sessão única no Cine Metrópoles, na Ufes, em 8 de maio, das 19h às 21h, com produção da Pique-Bandeira Filmes.

• Líderes da ciência, gestão pública e setor produtivo participam hoje da segunda edição do VivaOceano 2026, no auditório do Sebrae-ES, iniciativa do Instituto Arandu para debater economia azul.

• Os portos capixabas movimentaram 137,5 milhões de toneladas em 2023; a expectativa é de volume ainda maior em 2024.

Vanessa Tavares, Gilberto Weber, Bruno Maricato e José Vieira Neto representaram o Espírito Santo no Congresso Internacional do Instituto de Relações Governamentais, em São Paulo, que teve como destaque a presidente do Irelgov, Lara Gurgel.

• O SV Living Chef Experience levou o chef Rafa Gomes – vencedor do MasterChef Profissionais 2018 – ao Wine Garden Bar & Bistrô, no Shopping Vitória, também na segunda-feira (22).

• Em construção próximo ao Aeroporto de Vitória, o Museu da Identidade Capixaba (MIC) terá área de 3 mil m², arena imersiva de 360° para 240 pessoas, exposições permanentes, cafeterias, loja e espaços educativos.

• O Tribunal Superior do Trabalho condenou a Ortobom a pagar R$ 300 mil por manter apenas homens em suas 22 gerências.

Aline Zanoni responde interinamente pela Superintendência do Sebrae-ES.

• A 10ª edição do prêmio Excelência em Saúde, da Rede Vitória, está marcada para 20 de agosto.

• A Copa Junina do Mídia ocorre nesta sexta-feira (26), às 18h, na sede da Aleixo Neto.

• A diretoria da Associação dos Empresários de Vitória, presidida por Bruno Pretti Chieppe, reuniu-se com a prefeita Cris Samorini para reforçar o diálogo entre setor produtivo e poder público.

• O desembargador Namyr Carlos de Souza Filho recebeu em Mato Grosso do Sul o Grau Grã-Cruz da Ordem do Mérito Eleitoral.

• A Lei Seca completa 18 anos, mas o consumo de álcool ainda está relacionado a milhares de acidentes de trânsito no país.

As iniciativas culturais, econômicas e sociais reforçam o dinamismo das agendas de Vitória e do Espírito Santo, que têm concentrado debates sobre saúde, economia do mar, identidade regional e inclusão.

Com informações de Folha Vitória

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

Compartilhe como preferir

Copiar Link
WhatsApp
Facebook
Email