Microsoft e Chevron anunciam usina a gás de 2,67 GW para abastecer data center no Texas

West Texas, EUA — A Microsoft e a Chevron divulgaram nesta segunda-feira, 22 de junho de 2026, a construção de uma usina termelétrica a gás natural de 2,67 gigawatts destinada a fornecer energia exclusiva para data centers de inteligência artificial e computação em nuvem operados pela gigante de tecnologia.

Pelos termos de um contrato de compra de energia de 20 anos, toda a eletricidade gerada será direcionada a um centro de dados administrado pela Microsoft. A companhia se comprometeu a adquirir a produção da planta durante todo esse período.

A maior parte da potência virá de duas turbinas GE Vernova de grande porte; o restante será fornecido por equipamentos da Solar Turbines, subsidiária da Caterpillar — a mesma empresa cujas turbinas são usadas pela xAI em uma usina sem licença próxima a Memphis.

Em nota, a Chevron afirmou que o empreendimento será um dos maiores projetos integrados de usina a gás natural e data center dos Estados Unidos.

Microsoft e Chevron anunciam usina a gás de 2,67 GW para abastecer data center no Texas - Imagem do artigo original

Imagem: Getty

Batizada de Project Kilby, a instalação representa um desafio para a meta da Microsoft de zerar suas emissões de carbono até 2030. De acordo com o Environmental Integrity Project, a usina poderá emitir mais de 13 milhões de toneladas de dióxido de carbono, 3.200 toneladas de poluentes atmosféricos-critério e 278 mil libras de poluentes perigosos ao longo de sua operação.

Com informações de TechCrunch

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

Compartilhe como preferir

Copiar Link
WhatsApp
Facebook
Email