Kim Jong Un anuncia “ativos estratégicos” para reagir ao reforço militar dos EUA

Pyongyang — O líder norte-coreano Kim Jong Un afirmou que a Coreia do Norte já destinou “ativos estratégicos” para responder à expansão das forças dos Estados Unidos na península coreana.

O pronunciamento ocorreu durante uma exposição militar na capital, poucos dias antes das celebrações pelo 80º aniversário de fundação do Partido dos Trabalhadores da Coreia, no poder desde 1945.

Resposta proporcional

“Na mesma proporção em que as forças dos EUA aumentam na Coreia, nosso interesse estratégico na região também cresce, e, por isso, alocamos ativos especiais para alvos-chave de interesse”, declarou Kim, segundo a agência estatal KCNA.

O dirigente acrescentou que “nossos inimigos deveriam se preocupar com a direção em que o ambiente de segurança deles está evoluindo”.

Novas medidas militares

Kim prometeu adotar “medidas militares adicionais” diante do reforço americano, sem detalhar quais ações serão implementadas. Ele não forneceu prazos nem especificou os sistemas armamentistas envolvidos.

Reaproximação com Donald Trump

No dia 29, a KCNA informou que Kim está aberto a um novo encontro com o ex-presidente dos EUA Donald Trump. Durante sessão da Assembleia Popular Suprema, o norte-coreano disse manter “boas lembranças” do ex-mandatário.

Em agosto, Trump comentou a possibilidade de rever Kim após o presidente sul-coreano, Lee Jae Myung, mencionar o desejo de jogar golfe com o líder norte-coreano. “Um dia eu o verei… Ele foi muito bom comigo”, respondeu Trump.

Kim e Trump tiveram a primeira cúpula em Singapura, em junho de 2018, após meses de troca de ameaças. O encontro resultou em uma declaração de intenção para a “desnuclearização completa” da península, sem caráter vinculativo. Um segundo encontro, no Vietnã, em fevereiro de 2019, terminou sem acordo sobre o programa nuclear norte-coreano.

Com informações de UOL Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

Compartilhe como preferir

Copiar Link
WhatsApp
Facebook
Email