A BMW anunciou que o próximo iX3, previsto para 2025, virá com maçanetas embutidas capazes de romper camadas de gelo formadas em temperaturas muito baixas. O recurso aplica força elétrica suficiente para liberar a peça, permitindo o destravamento por meio do controle remoto ou da chave mecânica integrada ao próprio chaveiro.
De acordo com a montadora, o sistema foi desenvolvido para reduzir problemas comuns em regiões onde o inverno é rigoroso. Apesar disso, engenheiros admitem que a eficácia pode variar conforme a quantidade de água ou neve acumulada. A empresa não incluiu aquecimento nas maçanetas, optando pela solução de “quebra-gelo” por pressão.
Função semelhante na tampa de recarga
O mesmo conceito foi aplicado à portinhola de recarga localizada no para-lama traseiro. Caso a tampa congele durante a noite, o veículo aciona automaticamente a função para desprender o gelo antes de liberar o acesso ao conector. A BMW informa que esse mecanismo utiliza inteligência artificial para identificar a intenção do motorista de carregar a bateria de 108,7 kWh e, assim, abrir ou fechar a tampa.
Tecnologia será compartilhada com outros modelos
As maçanetas escamoteáveis e a tampa de recarga com quebra-gelo também equiparão o futuro i3, versão sedã do iX3 que chega ao mercado no próximo ano junto com uma nova geração do Série 3 a combustão. Contudo, nem todos os lançamentos adotarão o mesmo design: imagens de protótipos da próxima geração do X5 mostram a adoção de pequenas abas na linha de cintura, solução que deve estrear em 2026 e depois ser incorporada ao X7.

Imagem: Internet
Com a proposta de melhorar a aerodinâmica e evitar transtornos no frio, o iX3 reforça o compromisso da BMW em adaptar seus carros elétricos a diferentes condições climáticas.
Com informações de BMWBlog






