O Ministério da Educação (MEC) confirmou que não haverá depósito do Incentivo-Frequência do programa Pé-de-Meia no mês de julho. Como o benefício de R$ 200 é condicionado à presença em sala de aula, o repasse é suspenso durante o recesso escolar.
Pagamentos de junho e agosto
A parcela referente ao mês-base de junho será liberada entre 29 de junho e 6 de julho, sempre em dias úteis, seguindo o mês de nascimento do estudante:
- Nascidos em janeiro e fevereiro: 29/6
- Nascidos em março e abril: 30/6
- Nascidos em maio e junho: 1º/7
- Nascidos em julho e agosto: 2/7
- Nascidos em setembro e outubro: 3/7
- Nascidos em novembro e dezembro: 6/7
O próximo repasse será o do mês-base de agosto, programado para 24 a 31 de agosto:
- Nascidos em janeiro e fevereiro: 24/8
- Nascidos em março e abril: 25/8
- Nascidos em maio e junho: 26/8
- Nascidos em julho e agosto: 27/8
- Nascidos em setembro e outubro: 28/8
- Nascidos em novembro e dezembro: 31/8
Quem tem direito
Para receber o Pé-de-Meia, o estudante deve:
Artigos Relacionados
- Estar matriculado no ensino médio público, com idade de 14 a 24 anos, ou no EJA, entre 19 e 24 anos;
- Pertencer a família inscrita no Cadastro Único, com renda per capita de até R$ 810,50 (meio salário mínimo);
- Manter frequência mínima de 80% por mês;
- Ter CPF regular.
Dúvidas podem ser sanadas pelo telefone 0800-616161 ou na plataforma gov.br, opção “Consulta Pé-de-Meia”.
Impacto do programa
Criado para reduzir a evasão escolar, o Pé-de-Meia já alcança 7,2 milhões de estudantes. Segundo o MEC, a taxa de abandono no ensino médio caiu de 3,8% em 2023 para 2,2% em 2025, um recuo de um terço.
Valores previstos para 2026
No ensino médio regular, os beneficiários poderão receber:
- 1 parcela de R$ 200 pela matrícula;
- Até 9 parcelas de R$ 200 pela frequência;
- 1 parcela de R$ 200 pela participação nos dois dias do Enem (concluintes);
- 1 parcela de R$ 1.000 pela aprovação anual.
No EJA, os valores são:
- 1 parcela de R$ 200 pela matrícula;
- Até 8 parcelas de R$ 225 pela frequência (quatro por semestre);
- 1 parcela de R$ 200 pela participação no Enem (concluintes);
- 1 parcela de R$ 1.000 pela aprovação anual.
Os pagamentos referentes ao Enem 2026 e à aprovação do ano letivo serão feitos de 22 de fevereiro a 1º de março de 2027.
Com a suspensão do repasse em julho, os estudantes devem acompanhar o calendário oficial para não perder as datas de saque a partir de agosto.
Com informações de rn.dgmstore.shop












