Parcela de R$ 200 do Pé-de-Meia não será paga em julho: veja o calendário completo

O Ministério da Educação (MEC) confirmou que não haverá depósito do Incentivo-Frequência do programa Pé-de-Meia no mês de julho. Como o benefício de R$ 200 é condicionado à presença em sala de aula, o repasse é suspenso durante o recesso escolar.

Pagamentos de junho e agosto

A parcela referente ao mês-base de junho será liberada entre 29 de junho e 6 de julho, sempre em dias úteis, seguindo o mês de nascimento do estudante:

  • Nascidos em janeiro e fevereiro: 29/6
  • Nascidos em março e abril: 30/6
  • Nascidos em maio e junho: 1º/7
  • Nascidos em julho e agosto: 2/7
  • Nascidos em setembro e outubro: 3/7
  • Nascidos em novembro e dezembro: 6/7

O próximo repasse será o do mês-base de agosto, programado para 24 a 31 de agosto:

  • Nascidos em janeiro e fevereiro: 24/8
  • Nascidos em março e abril: 25/8
  • Nascidos em maio e junho: 26/8
  • Nascidos em julho e agosto: 27/8
  • Nascidos em setembro e outubro: 28/8
  • Nascidos em novembro e dezembro: 31/8

Quem tem direito

Para receber o Pé-de-Meia, o estudante deve:

  • Estar matriculado no ensino médio público, com idade de 14 a 24 anos, ou no EJA, entre 19 e 24 anos;
  • Pertencer a família inscrita no Cadastro Único, com renda per capita de até R$ 810,50 (meio salário mínimo);
  • Manter frequência mínima de 80% por mês;
  • Ter CPF regular.

Dúvidas podem ser sanadas pelo telefone 0800-616161 ou na plataforma gov.br, opção “Consulta Pé-de-Meia”.

Impacto do programa

Criado para reduzir a evasão escolar, o Pé-de-Meia já alcança 7,2 milhões de estudantes. Segundo o MEC, a taxa de abandono no ensino médio caiu de 3,8% em 2023 para 2,2% em 2025, um recuo de um terço.

Valores previstos para 2026

No ensino médio regular, os beneficiários poderão receber:

  • 1 parcela de R$ 200 pela matrícula;
  • Até 9 parcelas de R$ 200 pela frequência;
  • 1 parcela de R$ 200 pela participação nos dois dias do Enem (concluintes);
  • 1 parcela de R$ 1.000 pela aprovação anual.

No EJA, os valores são:

  • 1 parcela de R$ 200 pela matrícula;
  • Até 8 parcelas de R$ 225 pela frequência (quatro por semestre);
  • 1 parcela de R$ 200 pela participação no Enem (concluintes);
  • 1 parcela de R$ 1.000 pela aprovação anual.

Os pagamentos referentes ao Enem 2026 e à aprovação do ano letivo serão feitos de 22 de fevereiro a 1º de março de 2027.

Com a suspensão do repasse em julho, os estudantes devem acompanhar o calendário oficial para não perder as datas de saque a partir de agosto.

Com informações de rn.dgmstore.shop

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

Compartilhe como preferir

Copiar Link
WhatsApp
Facebook
Email