Como a chegada da Lexus forçou a BMW a rever estratégia nos Estados Unidos

Hoje consolidada como uma das marcas premium mais vendidas nos Estados Unidos, a BMW encerrou o último ano com 371.346 carros e utilitários esportivos emplacados no país. A trajetória, porém, quase foi interrompida no fim dos anos 1980, quando a recém-criada Lexus passou a disputar o mesmo público e obrigou a fabricante alemã a repensar produtos, preços e atendimento.

Ascensão rápida da Lexus

A Lexus foi lançada pela Toyota em 1989 com foco direto nos consumidores de BMW e Mercedes-Benz. O primeiro grande impacto apareceu em 1991: enquanto a BMW norte-americana havia vendido 96.759 unidades em 1986, cinco anos depois o volume despencou para 53.343 exemplares. Potentes motores V8, elevado nível de conforto e a reputação de confiabilidade herdada da Toyota eram os principais trunfos da nova concorrente.

Fatores que fragilizaram a BMW

Além da chegada da rival japonesa, a BMW enfrentava o câmbio desfavorável entre dólar e marco alemão – que tornou seus carros mais caros – e regulações de emissões cada vez mais rígidas, limitando a oferta de modelos para entusiastas nos EUA.

Reação da marca bávara

Nomeado chefe global de Vendas e Marketing, Vic Doolan reconheceu que a linha de produtos já não sustentava o slogan “The Ultimate Driving Machine”. A partir de 1992, a BMW investiu em motores V8 mais robustos para as séries 5 e 7, lançou o roadster Z3 e criou a BMW Financial Services, oferecendo financiamentos com taxas mais competitivas.

No pós-venda, a montadora introduziu manutenção programada gratuita, ampliou o treinamento técnico nas concessionárias e buscou reverter a desmotivação da rede, considerada pouco rentável até então.

Retomada das vendas

As mudanças surtiram efeito: em 1996, as vendas da BMW nos Estados Unidos subiram para 105.761 unidades. O embate continuou nos anos seguintes. A Lexus chegou ao primeiro milhão de veículos comercializados no país em 1999, enquanto a BMW respondeu com lançamentos de peso, como o sedã esportivo M5 (E39) e o utilitário X5, ambos em 2000.

Disputa permanece acirrada

Décadas depois, o equilíbrio persiste. No terceiro trimestre de 2025, a Lexus entregou 91.609 veículos no mercado norte-americano, contra 96.886 unidades da BMW, demonstrando que a rivalidade inaugurada no fim dos anos 1980 segue viva.

Com informações de BMW Blog

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