O presidente da França, Emmanuel Macron, foi momentaneamente retido por agentes de segurança em uma rua de Nova York nesta segunda-feira (data local) enquanto aguardava a passagem do comboio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A cena foi registrada pelo jornalista francês Remy Buisine, da plataforma de vídeos Brut.
No vídeo, Macron aparece bem-humorado, telefonando para Trump para brincar com a situação. “Adivinha só: estou aqui esperando porque disseram que tudo está fechado para você”, comentou o líder francês ao telefone.
Reconhecimento do Estado da Palestina
Mais tarde, já na sede da Organização das Nações Unidas, o chefe de Estado francês oficializou o reconhecimento da Palestina pelo governo da França. A iniciativa confirma o anúncio feito em julho de que Paris adotaria essa posição durante a Assembleia-Geral.
A declaração foi dada em um evento sobre a solução de dois Estados para o conflito entre israelenses e palestinos. A reunião é copresidida por França e Arábia Saudita e não conta com representantes de Israel nem dos Estados Unidos, que se opõem ao reconhecimento palestino e à proposta de dois Estados.

Imagem: Internet
Macron está em Nova York para participar da 78ª sessão da Assembleia-Geral da ONU, que reúne chefes de Estado e de governo para discutir temas globais.
Com informações de Folha de S.Paulo