Munich / Lago de Como, 16 de fevereiro de 2026 – A BMW Group Classic confirmou que vai celebrar os 40 anos do M3 durante o Concorso d’Eleganza Villa d’Este, marcado para acontecer entre 15 e 17 de maio de 2026, às margens do Lago de Como, na Itália.
Quatro aniversários em evidência
Além do esportivo que estreou no Salão de Frankfurt de 1985 e entrou em produção em 1986, a marca aproveitará o evento para destacar outras datas importantes:
- 90 anos do roadster 328;
- 60 anos da Série 02;
- 50 anos do primeiro Série 6 (E24).
Exemplares representativos de cada família histórica estarão expostos no tradicional encontro de clássicos.
Troca de geração do M3 a caminho
Enquanto o tributo acontece, a geração atual do M3 (código G80) se aproxima do fim de linha. A BMW planeja encerrar sua produção em fevereiro de 2027. O sucessor, identificado como G84, já está em desenvolvimento, mas só deve sair da linha de montagem de Dingolfing a partir de julho de 2028, criando um intervalo de mais de um ano entre as duas gerações.
Há ainda a expectativa de uma série especial para marcar as quatro décadas do modelo, embora a fabricante não tenha revelado se haverá alterações mecânicas ou apenas um pacote estético comemorativo. O M3 Touring (G81) deve permanecer em produção até outubro de 2027.

Imagem: Internet
Possíveis conceitos exclusivos
A BMW não confirmou se levará um novo concept car a Villa d’Este, mas o histórico recente aumenta as apostas. No mesmo palco, a empresa apresentou estudos que se tornaram realidade, como o Skytop, já confirmado para 50 unidades em 2024, e o Speedtop, que terá 70 exemplares em 2025. A Concept Touring Coupé de 2023 chegou a ser cogitada para produção com emblema ALPINA, mas acabou não avançando.
Com vários marcos históricos e o prestígio do Concorso d’Eleganza Villa d’Este, a BMW pretende reforçar sua herança esportiva e pode surpreender novamente com edições ultralimitadas.
Com informações de BMW Blog






