A Physik Instrumente (PI) apresentou, em 11 de novembro de 2025, uma nova versão de seis eixos do sistema automático de alinhamento de fibras F-141 PINovAlign, voltado a aplicações em fotônica de silício e montagem de circuitos fotônicos integrados (PICs).
Compacto e configurável
O equipamento mantém o formato reduzido da linha, com 5 x 7 x 4 polegadas (L x C x A), deslocamento de 40 mm nos eixos XYZ e 12 graus de rotação, adequando-se a ambientes com espaço limitado. São oferecidas opções de 3 a 6 eixos, em versões para alinhamento de fibras simples ou duplas e para matrizes de fibras.
Desempenho baseado em motores direct-drive
Motorização direct-drive garante alta aceleração, velocidade e resolução, além de operação livre de manutenção. Guias de roletes cruzados e flexíveis contribuem para movimentos suaves e repetíveis.
Controle inteligente
O F-141 é comandado por um controlador multi-eixos EtherCAT que incorpora rotinas de aprendizado de máquina para análise rápida de sinais. Os algoritmos proprietários da PI possibilitam detecção do “primeiro feixe” e otimização de sinal até 100 vezes mais rápidas que técnicas convencionais.
Eletrônica de baixo ruído, amplificadores PWM e conversores A/D de 24 bits asseguram monitoramento óptico em alta largura de banda, garantindo acoplamento estável mesmo em condições adversas.

Imagem: Internet
Reconhecimento internacional
O sistema figura como finalista do SPIE Prism Award na categoria Teste & Medição. O resultado será divulgado em janeiro de 2026, durante a conferência Photonics West, em San Francisco.
Mercados atendidos
Entre as aplicações, destacam-se alinhamento de PICs e fibras, montagem de componentes ópticos, testes automatizados de wafers fotônicos e sondagem de wafers.
Com informações de Nanowerk







