Adobe confirma fim do Adobe Animate em 2026 e revolta comunidade de animação

A Adobe comunicou oficialmente que encerrará o software Adobe Animate em 1º de março de 2026. Usuários receberam um e-mail informando que o programa deixará de receber suporte técnico a partir de 1º de março de 2027, mesma data em que o acesso a arquivos e dados de projetos será encerrado.

No aviso, a empresa sugere outras aplicações da própria suíte para suprir algumas funções do Animate, mas não apresenta justificativa para a descontinuação. O aplicativo, sucessor do antigo Flash, é amplamente utilizado para animações 2D, produção de jogos em HTML5 e fluxos de trabalho em estúdios de todos os portes.

Reação imediata de profissionais

Artistas e desenvolvedores manifestaram insatisfação nas redes sociais. A animadora Julia Glassman criticou a decisão no BlueSky: “A Adobe descontinuar o Animate do nada é insano. Muitas produções de televisão, jogos e vários tipos de mídia animada ainda dependem desse pipeline. Eles simplesmente terão que migrar para outro software?”.

O também animador Christopher Linoleum destacou que séries conhecidas foram feitas com o programa. “Star Trek: Lower Decks foi produzido no Animate. Haunted Hotel foi produzido no Animate. My Little Pony: Friendship Is Magic foi produzido no Animate. E, como não se pode mais comprar licença permanente, ele simplesmente deixará de existir”, escreveu.

Até o momento, não há declarações oficiais de estúdios ou produções sobre o possível impacto do encerramento do software em suas rotinas.

Com informações de GameSpot

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

Compartilhe como preferir

Copiar Link
WhatsApp
Facebook
Email