Ex-presidente da Nintendo of America afirma ter estranhado catálogo de estreia do Switch 2

São Paulo – Reggie Fils-Aimé, que comandou a Nintendo of America entre 2006 e 2019, revelou ter ficado surpreso com a lista de jogos que acompanhou o lançamento do Nintendo Switch 2 em 2025. A declaração foi dada em entrevista ao podcast The Game Business.

“Do ponto de vista de negócios, quando vi aquele lineup pela primeira vez, cocei a cabeça”, afirmou o executivo aposentado. Segundo ele, a impressão inicial mudou depois que percebeu o impacto do ganho de performance do novo console, da versão aprimorada de títulos do primeiro Switch e dos games incluídos sem custo adicional para assinantes do Nintendo Switch Online. Fils-Aimé também citou Donkey Kong Bananza como “motor” importante nas vendas iniciais.

Comparação com o primeiro Switch

No lançamento do primeiro Switch, em março de 2017, a Nintendo apostou em The Legend of Zelda: Breath of the Wild, seguido por Super Mario Odyssey no fim daquele ano. Já o Switch 2 chegou às lojas em junho de 2025 acompanhado de Mario Kart World; Donkey Kong Bananza foi lançado um mês depois. Apesar de muitos analistas não considerarem esses títulos “console sellers”, ambos foram bem avaliados por críticos e jogadores.

Desafio de suceder um sucesso

Para Fils-Aimé, lançar um novo hardware após o êxito do anterior é “um grande desafio”. Ele lembrou o contraste entre o Wii – um fenômeno de vendas – e o Wii U, que teve desempenho bem mais modesto. “Ser capaz de lançar um novo sistema com sucesso depois de triunfar historicamente com o anterior é algo difícil”, comentou.

Outras críticas recentes

Este ano, o ex-executivo também questionou a cobrança de US$ 10 pelo Switch 2 Welcome Pack, comparando a medida à decisão de incluir Wii Sports gratuitamente em cada Wii vendido na América do Norte. Em 2022, Fils-Aimé previu que as aquisições de estúdios por Sony e Microsoft impulsionariam a criação de novos jogos inovadores por desenvolvedores independentes. Na entrevista mais recente, porém, ele expressou preocupação com a falta de novidades de grande impacto. “Espero que a indústria não estagne”, declarou.

Com informações de GameSpot

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

Compartilhe como preferir

Copiar Link
WhatsApp
Facebook
Email