Munique, Alemanha – A BMW Classic permitiu uma observação detalhada do 2K2, protótipo único criado no final dos anos 1990 para investigar a possibilidade de reviver o lendário BMW 2002 em formato contemporâneo.
Projeto pensado para ser o sucessor do 3 Series Compact
Desenvolvido entre 1997 e 1999, ao longo de 18 meses, o 2K2 utilizava a plataforma do então inédito Série 3 E46. Na época, o modelo de entrada da marca era o 3 Series Compact, cuja geração E36/5 se preparava para dar lugar ao E46/5 no início dos anos 2000, bem antes da chegada do Série 1 (2004). A BMW chegou a considerar lançar o 2K2 em 2002 como homenagem ao original 2002, mas o projeto não recebeu sinal verde e nunca ganhou codinome interno.
Leveza e simplicidade no centro da proposta
A carroceria de plástico resultou em peso de aproximadamente 1.350 kg (2.976 lb). O cupê de duas portas atingia velocidade máxima de 202 km/h (126 mph). O protótipo foi montado com motor 1.9 L de quatro cilindros em linha – provavelmente o M43 de 103 cv usado no 316iS – porém o chassi foi concebido para acomodar propulsores de seis cilindros em linha de até 2,2 L, como o M54 de 168 cv do 320iS.
Primeiro BMW desenvolvido totalmente em ambiente virtual
O 2K2 tornou-se pioneiro dentro da empresa por ter todo o processo de design e engenharia realizado por ferramentas digitais, sem construção de maquetes físicas preliminares. A estratégia de “back to basics” pretendia combinar baixo peso, dimensões compactas e dirigibilidade típica dos BMW clássicos.
Exemplar solitário e raramente exibido
Somente uma unidade foi produzida. Vista ocasionalmente em publicações especializadas – como o livro “BMW’s Hidden Gems”, de Steve Saxty – a peça permanece guardada sob os cuidados da divisão BMW Classic. O modelo jamais chegou às linhas de montagem, mas elementos do conceito reapareceram anos depois no Série 1 Coupé (E82), lançado em 2007.

Imagem: Internet
Apesar de nunca ter passado do estágio de protótipo, o 2K2 segue como referência interna do que poderia ter sido um retorno às origens da marca bávara.
Com informações de BMW Blog






