Livro “Game Boy Coding Adventure” ensina desenvolvimento em Assembly para o portátil de 8 bits

Hobbyistas e curiosos por desenvolvimento retro têm um novo material de referência. A No Starch Press lançou o livro “Game Boy Coding Adventure – Learn Assembly and Master the Original 8-Bit Handheld”, guia de 456 páginas que explica passo a passo como criar jogos para o Game Boy utilizando linguagem de montagem (Assembly), tal como era feito nos anos 1990.

Detalhes da publicação

• Autor: Maximilien Dagois
• Formatos e preços: brochura por US$ 50 e edição Kindle por US$ 35
• Todos os exemplos funcionam em hardware real do Game Boy

O que o leitor aprende

O conteúdo vai além da programação de jogos. O livro descreve o funcionamento interno do Game Boy DMG e do Game Boy Pocket, além de dedicar seções ao Game Boy Color (GBC), ao Super Game Boy e a acessórios como a Game Boy Printer.

Entre os temas abordados estão:

  • Uso do assembler RGBDS para escrever e depurar código;
  • Controle de frames, programação de comandos e criação de canais de áudio;
  • Conceitos avançados como memory banking e comunicação serial;
  • Gráficos baseados em blocos de 8×8 pixels, organização de tiles em VRAM, janelas, paletas de cores, sprites e animações.

Catálogo relacionado

A No Starch Press mantém um portfólio voltado a tecnologia e games. Entre os títulos já disponíveis estão:

  • “Game Boy Modding”, guia de 256 páginas sobre modificações de hardware (US$ 25);
  • “Invent Your Own Computer Games with Python” e “Mission Python” para iniciantes em programação de jogos;
  • Manuais de criação de aventuras em texto com Twine, quebra-cabeças em PuzzleScript e diversos volumes sobre Scratch;
  • “The Game Boy Encyclopedia”, cobrindo todos os lançamentos norte-americanos e europeus para GB e GBC (capa dura por US$ 24);
  • “The History of the Game Boy”, bastidores do portátil entre 1989 e 1998;
  • “Classic Game Programming on the NES”, focado em Assembly 6502 para o console de mesa (US$ 40,47);
  • Série “Code the Classics”, que ensina a recriar jogos dos anos 1970 e 1980 em Python e Pygame Zero.

“Game Boy Coding Adventure” já está disponível para compra nos principais varejistas internacionais.

Com informações de GameSpot

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