Falha em DNS da AWS derruba grande parte da internet em todo o mundo

Uma interrupção nos serviços da Amazon Web Services (AWS) deixou fora do ar, durante várias horas desta segunda-feira (20), diversos sites, aplicativos, bancos e até serviços governamentais.

De acordo com a Amazon, o problema começou por volta das 3h (horário da Costa Leste dos Estados Unidos) e já foi totalmente mitigado. A empresa afirmou que “a maioria dos serviços está voltando ao normal” depois de um período em que grande parte da internet não carregava.

A causa apontada foi uma falha no Sistema de Nomes de Domínio (DNS), responsável por traduzir endereços web em números de IP para que páginas e aplicativos sejam exibidos. Erros de DNS podem demorar mais tempo que outros tipos de falha para serem corrigidos.

Aplicativos e serviços afetados

Entre as principais plataformas que enfrentaram instabilidade estão Coinbase, Fortnite, Signal e Zoom. Produtos da própria Amazon, como as câmeras Ring, também ficaram indisponíveis.

Impacto global

A AWS hospeda sites, aplicativos e sistemas críticos de milhões de organizações ao redor do mundo e detém, segundo estimativas de mercado, cerca de 30% do segmento de nuvem. A companhia, contudo, não detalhou a origem exata da pane.

Falha em DNS da AWS derruba grande parte da internet em todo o mundo - Imagem do artigo original

Imagem: Internet

Antecedentes

O último grande apagão global da internet havia ocorrido em 2024, quando uma atualização defeituosa da CrowdStrike afetou computadores em massa, provocando atrasos em aeroportos e outras falhas por vários dias. Em 2021, um problema na provedora de DNS Akamai também tirou do ar sites como FedEx, Steam e PlayStation Network por algumas horas.

Com o restabelecimento gradual dos serviços da AWS, a expectativa é de que as plataformas afetadas retomem as operações normais ainda hoje.

Com informações de TechCrunch

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

Compartilhe como preferir

Copiar Link
WhatsApp
Facebook
Email