São Francisco, 6 de outubro de 2025 – O Instagram anunciou nesta segunda-feira (6) novas melhorias no recurso de Mapa para deixar mais claro quando o usuário está compartilhando sua localização em tempo real. A atualização também marca a chegada da ferramenta, semelhante ao Snap Map do Snapchat, aos usuários da Índia, após lançamento inicial nos Estados Unidos e no Canadá em agosto.
Indicadores mais visíveis
A principal mudança é um aviso destacado no topo do Mapa que informa se o compartilhamento de localização está ativado, desativado ou se o serviço de localização do dispositivo está totalmente desligado. Outra indicação aparece abaixo da foto de perfil, na bandeja de Notes da página de mensagens diretas, alertando quando a localização não está sendo compartilhada.
Fim da confusão com fotos de perfil
Usuários relataram nas primeiras semanas que, ao marcar um local em publicações, acreditavam estar exibindo sua posição ao vivo porque a foto de perfil surgia sobre o conteúdo no Mapa. Para evitar esse mal-entendido, o Instagram removeu as fotos de perfil das postagens exibidas no Mapa, esclarecendo que a marcação apenas agrupa conteúdos com a mesma geotag.
Lembretes e pré-visualização
Para reforçar a informação, a plataforma exibirá um lembrete explicando que ao adicionar uma tag de localização em Stories, Reels ou posts, esse conteúdo poderá aparecer no Mapa. Além disso, o aplicativo passará a mostrar uma pré-visualização de como a publicação será exibida no Mapa antes de ser compartilhada.

Imagem: Internet
Quando apresentou o recurso, o Instagram afirmou que o objetivo é facilitar a organização de encontros entre amigos e permitir a exploração de conteúdos baseados em localização, publicados por contatos e criadores favoritos. A navegação pelo Mapa continua disponível mesmo para quem optar por não compartilhar sua própria localização.
Com informações de TechCrunch