A Waabi revelou nesta terça-feira (28) no palco do TechCrunch Disrupt 2025, em São Francisco, o Volvo VNL Autonomous, caminhão autônomo desenvolvido em conjunto com a Volvo Autonomous Solutions.
O anúncio ocorre oito meses depois de a startup, apoiada por Uber e Nvidia, ter divulgado a colaboração com a montadora para construir um veículo dedicado à condução sem motorista, usando a plataforma de autonomia da Volvo combinada ao pacote de software da Waabi.
Durante a apresentação, a CEO Raquel Urtasun afirmou que a empresa “pode ser a primeira a operar caminhões autônomos sem condutor de segurança ou observador a bordo”. A declaração alfineta a rival Aurora, que lançou um serviço driverless no início do ano, mas posteriormente incluiu um observador humano na cabine.
Segundo Urtasun, os veículos da Waabi já circulam por ruas de superfície no Texas e, nos próximos anos, deverão percorrer outras regiões dos Estados Unidos.
Mesmo modelo, tecnologia diferente
A Aurora também mantém acordo com a Volvo e, em maio de 2024, apresentou um caminhão autônomo similar. O serviço comercial da concorrente, que conta com observador humano, liga Dallas a Houston e foi estendido nesta terça-feira a El Paso.
A Waabi utiliza o mesmo chassi, mas com sua própria configuração de sensores, componentes de computação e o software Waabi Driver. A empresa descreve o sistema como um modelo de inteligência artificial de ponta a ponta, capaz de adaptar a condução autônoma a diversas geografias, de rodovias a vias urbanas, sem alterar a operação logística dos clientes.
Imagem: Internet
Veículo projetado para dispensar o motorista
De acordo com a CEO, o Volvo VNL foi concebido desde o início com redundâncias que permitem eliminar o condutor humano. “Nossos mastros de sensores são leves e podem ser instalados diretamente na linha de produção”, ressaltou Urtasun.
A parceria se apoia no investimento realizado pela Volvo Group Venture Capital na Waabi em 2023. No ano seguinte, a montadora participou da rodada Série B de US$ 200 milhões da startup.
Uma nota de esclarecimento da Volvo destacou que a Aurora não iniciou seu serviço comercial com observador humano, mas passou a incluí-lo semanas depois.
Com informações de TechCrunch


