LG Uplus, uma das maiores operadoras de telecomunicações da Coreia do Sul, comunicou à agência nacional de cibersegurança KISA uma suspeita de violação de dados. A empresa não informou quando os resultados da investigação serão divulgados.
Com o novo registro, as três principais teles do país — LG Uplus, SK Telecom e KT Telecom — reconheceram incidentes de segurança nos últimos seis meses, todos ainda sob análise do governo sul-coreano.
O Ministério da Ciência e TIC (MSIT) afirmou que a apuração sobre KT e LG Uplus, iniciada no mês passado, continua em andamento. A investigação avalia se as companhias foram alvo de ataques semelhantes ao que atingiu a SK Telecom recentemente.
Em julho, a KISA detectou sinais de possível invasão e solicitou que a LG Uplus apresentasse um relatório formal. Em agosto, a divisão de telecomunicações do Grupo LG negou indícios de comprometimento, mesmo após a KT reportar exposição de dados de usuários provocada pela conexão de microestações-base não autorizadas. A KISA não comentou o caso.
Duas meses atrás, a revista de hackers Phrack alegou que grupos da China ou da Coreia do Norte teriam roubado informações de quase 9.000 servidores da LG Uplus.
Imagem: Getty
O episódio ocorre em meio a uma série de ataques de alto impacto no país, que já atingiram operadoras, empresas de cartão de crédito, startups de tecnologia e órgãos governamentais.
Com informações de TechCrunch


