Uma série de anúncios feitos nesta semana indica que grandes corporações estão intensificando apostas em inteligência artificial (IA), mesmo diante de exemplos recentes de uso problemático da tecnologia.
Parcerias e lançamentos
A Zendesk apresentou novos agentes de IA que prometem resolver até 80% dos atendimentos ao cliente sem intervenção humana. Já a Anthropic firmou parceria estratégica com a IBM enquanto, em movimento separado, fechou acordo com a Deloitte. O Google também entrou na disputa ao lançar uma plataforma de IA voltada a negócios.
Deloitte sob pressão
No mesmo dia em que anunciou o acordo com a Anthropic, a Deloitte foi notificada pelo Departamento de Emprego e Relações de Trabalho da Austrália a reembolsar valores referentes a um relatório que continha “alucinações” geradas por IA. O episódio reacendeu o debate sobre responsabilidade e verificação de dados produzidos por modelos generativos.
Debate no podcast Equity
Durante o episódio mais recente do podcast Equity, os apresentadores Kirsten Korosec, Sean O’Kane e Anthony Ha analisaram o contraste entre iniciativas voltadas ao consumidor final — como o aplicativo Sora, discutido na semana anterior — e o avanço mais rápido da IA no mercado corporativo. Para Ha, os contratos empresariais representam “o dinheiro de agora” para desenvolvedores de IA, enquanto soluções de consumo podem levar anos até se tornarem rentáveis.
O’Kane destacou que sistemas como os da Zendesk podem melhorar o primeiro contato entre clientes e empresas, mas alertou para o risco de baixa adoção ou abandono das ferramentas, repetindo o que ocorreu com tecnologias anteriores, como formulários on-line que ficaram obsoletos.

Imagem: Getty
O podcast, produzido por Theresa Loconsolo, vai ao ar às quartas e sextas-feiras e está disponível nas principais plataformas de áudio.
Com informações de TechCrunch