A Casa Branca informou neste sábado (2 de novembro de 2025) que a China decidiu suspender as restrições à exportação de minerais de terras raras, medida anunciada em outubro. A decisão faz parte de um acordo comercial fechado em reunião, ocorrida nesta semana, entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente chinês, Xi Jinping.
Segundo o governo norte-americano, Pequim retomará a emissão de licenças gerais para a venda externa de terras raras, gálio, germânio, antimônio e grafite destinados a empresas dos EUA e seus fornecedores ao redor do mundo. Essas licenças haviam sido limitadas por regras impostas em abril de 2025 e outubro de 2022.
A China é a maior produtora global de minerais de terras raras, insumos essenciais para a fabricação de diversos produtos de tecnologia. A última rodada de restrições obrigava companhias estrangeiras a solicitar autorização mesmo para exportar pequenas quantidades dos materiais.
Em resposta às barreiras chinesas, a administração Trump ameaçara aplicar tarifas adicionais de 100% sobre produtos do país asiático. Com o novo entendimento, a Casa Branca afirmou que cancelará esse plano e suspenderá outras tarifas sobre bens chineses por um período de um ano.
Imagem: Getty
Com informações de TechCrunch


