A BMW confirmou que a sétima geração do M3, identificada internamente pelo código G84, continuará equipada com um motor de seis cilindros em linha, afastando especulações sobre a adoção de um V6. A declaração foi feita pelo CEO da divisão M, Frank van Meel, durante o Japan Mobility Show.
“Vamos manter o motor seis cilindros em linha no futuro do M3. Estamos fiéis ao melhor carro a combustão do segmento, o icônico seis cilindros em linha”, afirmou o executivo.
Rumores sobre um V6 ganharam força depois que a marca mencionou um “novo tipo de motor de seis cilindros”, mas a hipótese nunca se mostrou coerente. A BMW jamais vendeu um modelo de produção com V6 e desenvolver um propulsor inédito encareceria o projeto num momento em que a indústria acelera a eletrificação, além de limitar seu uso diante da proibição europeia de novos carros a combustão a partir de 2035.
A montadora chegou a testar protótipos V6 no passado, como revelou o jornalista Jason Cammisa em 2015, porém nenhum deles atendeu aos padrões internos de ruído e vibração.
Segundo a BMW, o “novo” seis cilindros deve ser uma evolução eletrificada do S58, agora com sistema híbrido leve para cumprir as exigências de emissões Euro 7, sem recorrer ao plug-in. A configuração inicial do M3 G84 é estimada em cerca de 525 cv, com possibilidade de chegar a 560 cv ao longo do ciclo de vida.
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Fontes indicam que esta poderá ser a última geração do M3 exclusivamente a combustão, oferecida apenas com tração integral xDrive e câmbio automático. A produção do atual M3 G80 termina em março de 2027, o que deve encerrar os pedidos por volta de 2026. Já o novo modelo está programado para entrar em linha de montagem em meados de 2028, possivelmente na fábrica de Dingolfing, e não mais em Munique.
Com informações de BMW Blog


