EUA avançam em acordo para assumir algoritmo e maioria do conselho do TikTok

As conversas entre Washington e a ByteDance, controladora do TikTok, caminham para um entendimento que prevê o domínio norte-americano sobre o algoritmo da rede social e a maioria dos assentos do seu conselho de administração nos Estados Unidos.

Em entrevista à Fox News, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, confirmou que a proposta reserva seis dos sete lugares do conselho a investidores norte-americanos. A Oracle deverá comandar a gestão de dados e de privacidade da plataforma no país.

Estrutura acionária

Pelo acordo-quadro, a participação da ByteDance na operação norte-americana ficará limitada a, no máximo, 20%. Segundo a Bloomberg, o novo grupo de investidores deve incluir a própria Oracle, a empresa de capital de risco Andreessen Horowitz e o fundo de private equity Silver Lake.

Negociação bilateral

As tratativas envolveram o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e o vice-primeiro-ministro da China, He Lifeng, durante reunião em Madri, informou Leavitt.

Prazos definidos em lei

O Congresso norte-americano determinou que a venda da operação seja concluída até janeiro de 2025. O presidente Donald Trump prorrogou o limite para 16 de dezembro deste ano, abrindo espaço para a conclusão das negociações.

Posicionamento de Washington e Pequim

Apesar do avanço, Pequim ainda não deu aval formal. Em comunicado, o governo chinês reconheceu que o tema foi citado na conversa entre Trump e o presidente Xi Jinping, sem mencionar aprovação. Já Trump afirmou nesta sexta-feira (19) ter fechado o acordo após “ligação muito produtiva” com Xi, na qual também discutiu comércio, fentanil e a guerra na Ucrânia. O republicano disse esperar novo contato telefônico antes do fórum da Apec, marcado para 31 de outubro na Coreia do Sul.

Virada de discurso

A postura de Trump marca mudança em relação às críticas que fazia à plataforma. O ex-presidente passou a reconhecer o papel do TikTok na mobilização de eleitores jovens durante sua campanha em 2024.

As negociações seguem sem data para conclusão definitiva, dependendo do sinal verde de autoridades chinesas e da formalização dos novos investidores.

Com informações de g1.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

Compartilhe como preferir

Copiar Link
WhatsApp
Facebook
Email