Kodiak estreia na Nasdaq avaliada em US$ 2,5 bilhões e Hyundai promove reestruturação na Supernal

A mobilidade autônoma registrou avanços e reviravoltas significativas nesta semana. A Kodiak Robotics, agora rebatizada de Kodiak AI, passou a negociar suas ações na Nasdaq após fusão com a empresa de aquisição de propósito específico Ares Acquisition Corporation II, enquanto a Supernal, divisão de táxi aéreo elétrico do Hyundai Motor Group, anunciou mudanças profundas em sua liderança.

Kodiak vai à bolsa via SPAC

A Kodiak concluiu a combinação de negócios com a SPAC afiliada ao Ares Management, operação que atribuiu valor aproximado de US$ 2,5 bilhões à desenvolvedora de caminhões autônomos. Os papéis passaram a ser negociados sob os tickers KDK e KDKRW.

No processo, a companhia captou US$ 275 milhões. Desse montante, US$ 145 milhões vieram de investimento privado em empresa pública (PIPE) e US$ 62,9 milhões do caixa em truste da SPAC — valor reduzido em relação aos US$ 562 milhões originais devido a resgates de acionistas. No primeiro dia de pregão, as ações fecharam a cerca de US$ 7,70, recuo de 10 % em relação à abertura.

O fundador e CEO Don Burnette afirmou que a listagem atende à necessidade de capital intensivo do setor e disse considerar a autonomia terrestre estratégica também para aplicações de defesa, onde os veículos precisam operar em ambientes não estruturados.

Supernal perde executivos-chave

Após suspender o desenvolvimento de seu táxi aéreo elétrico e afastar CEO e CTO, a Supernal confirmou nova rodada de saídas. Deixam a companhia o diretor de estratégia Jaeyong Song, a diretora de segurança Tracy Lamb e Lina Yang, ex-chefe de gabinete e ex-líder de sistemas inteligentes. Song havia sido vice-presidente da divisão de Mobilidade Aérea Avançada da Hyundai antes da criação da Supernal, em 2021.

Outros destaques do setor

Gatik expandirá parceria com a varejista canadense Loblaw, colocando 20 caminhões autônomos nas ruas até o fim de 2025 e mais 30 até 2026, para atender mais de 300 lojas na região de Toronto.

Fundadores da extinta Moxion Power lançaram a Anode Technology Company, que arrecadou US$ 9 milhões em rodada seed liderada pela Eclipse Ventures para desenvolver baterias móveis.

A Eclipse também liderou aporte de US$ 105 milhões na Also, startup de micromobilidade oriunda da Rivian, e contratou o investidor Joe Fath como sócio.

A plataforma indiana de transporte Rapido dobrou seu valor para US$ 2,3 bilhões após venda secundária de ações pela Swiggy. Já a desenvolvedora de minipicapes elétricas Telo captou US$ 20 milhões em Série A.

O governo dos EUA negocia participação de até 10 % na Lithium Americas em troca de rever prazos de um empréstimo de US$ 2,26 bilhões do Departamento de Energia.

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Imagem: Getty

Ciberataques e produção

A Stellantis confirmou vazamento de dados de clientes após invasão ao seu banco de dados Salesforce. Um ataque à Collins Aerospace provocou atrasos em aeroportos de Bruxelas, Berlim, Dublin e Heathrow; a Agência Nacional do Crime do Reino Unido prendeu um suspeito. A Jaguar Land Rover estendeu a paralisação de fábricas por mais uma semana devido a incidente similar.

Baterias, veículos elétricos e regulamentação

A Sila iniciou operações de sua fábrica de anodo de silício em Moses Lake (Washington), com capacidade inicial para baterias de 20 mil a 50 mil veículos. Honda encerrou a produção do SUV elétrico Acura ZDX nos EUA, enquanto a Stellantis cancelou planos de lançar a picape híbrida plug-in Jeep Gladiator 4xe até 2025.

A Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário dos EUA (NHTSA) abriu investigação sobre cintos de segurança das vans elétricas da Rivian. A Tesla pediu à Agência de Proteção Ambiental que mantenha os padrões atuais de emissões veiculares.

Serviços e novos negócios

O serviço de áudio TuneIn firmou parceria com a FEMA para levar alertas de emergência a motoristas. A Volvo Cars reforçou investimentos em sua fábrica de Charleston (Carolina do Sul) e planeja produzir um híbrido localmente até o fim da década.

A Waymo lançou o programa Waymo for Business, permitindo que empresas forneçam viagens em robotáxis a funcionários em Los Angeles, Phoenix e San Francisco. A Zoox solicitou isenção federal para operar seus veículos sem volante ou pedais.

Novo capítulo para fundador da Luminar

Austin Russell, afastado da liderança da fabricante de lidar Luminar em maio, cofundou a Russell AI Labs ao lado de Markus Schäfer (Mercedes-Benz) e Murtaza Ahmed (ex-SoftBank). A nova empresa já adquiriu participação de US$ 300 milhões na Emergence AI.

Os avanços da Kodiak na Nasdaq e a reorganização da Supernal ilustram a dinâmica acelerada — e por vezes turbulenta — do setor de mobilidade autônoma e elétrica.

Com informações de TechCrunch

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