Centenas de passageiros enfrentaram longas esperas em alguns dos maiores aeroportos da Europa após uma aparente invasão cibernética ao sistema de check-in da Collins Aerospace, registrada na sexta-feira (19). O problema afetou, entre outros, os aeroportos de Heathrow (Londres), Bruxelas e Berlim durante todo o fim de semana.
De acordo com dados do serviço de monitoramento Flightradar24, até as 11h de domingo (21) mais de 130 voos que partiam de Heathrow tinham atraso igual ou superior a 20 minutos. No sábado (20), 13 partidas foram canceladas.
A Collins Aerospace fornece tecnologia para os balcões de check-in das companhias aéreas. Com a falha, as empresas tiveram de recorrer ao procedimento manual de atendimento aos passageiros, prolongando o tempo de embarque.
Em publicação nas redes sociais, o aeroporto de Heathrow informou que “os trabalhos continuam para resolver e recuperar a operação após a queda do sistema da Collins Aerospace na sexta-feira”. A administração pediu desculpas pelos transtornos e afirmou que, graças à cooperação com as companhias, “a grande maioria dos voos continuou operando”.

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Enquanto a situação não se normaliza, Heathrow recomenda que os viajantes cheguem com pelo menos três horas de antecedência para voos de longa distância e duas horas para trajetos de curta duração — orientação que também passou a ser seguida pelos demais terminais afetados.
Com informações de TechCrunch