BMW adotará eFuel em carros a gasolina produzidos na Alemanha a partir de 2028

Munique, Alemanha – A BMW definiu 2028 como o ano em que todos os veículos a gasolina montados em suas fábricas alemãs deixarão a linha de produção abastecidos com eFuel, combustível sintético com potencial de reduzir em até 90% a pegada de carbono em comparação à gasolina convencional.

O novo combustível é compatível com motores concebidos para funcionar com E10 (mistura de 10% de etanol) e poderá ser usado sem adaptações também em automóveis já em circulação que aceitem esse padrão.

Parceria para viabilizar o eFuel

Para colocar o plano em prática, o BMW Group assinou uma carta de intenções com a Lother GmbH e a alemã eFuel One GmbH. O acordo prevê o fornecimento de eFuel produzido a partir de metanol renovável, obtido por meio de hidrogênio verde e CO₂ capturado.

Testes conduzidos pela Lother apontam que o combustível sintético contribui para maior durabilidade do motor e operação mais limpa.

Fábrica em construção

A eFuel One está erguendo uma planta em Steyerberg, na Baixa Saxônia, com início de produção previsto para 2028. Quando atingir plena capacidade, a unidade deve gerar 75 milhões de litros por ano.

Diesel renovável já em uso

Desde o começo deste ano, os modelos a diesel fabricados pela BMW na Alemanha já saem de fábrica com HVO100, diesel renovável feito de óleo vegetal hidrotratado proveniente de resíduos biológicos, como óleo de cozinha usado e gorduras animais. A empresa estima redução de emissões de até 90% em relação ao diesel comum.

A iniciativa integra a estratégia da montadora de adotar múltiplas rotas para a descarbonização, que incluem veículos elétricos, uso de hidrogênio e combustíveis de baixo carbono.

Com informações de BMWBlog

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