Munique, Alemanha – A BMW definiu 2028 como o ano em que todos os veículos a gasolina montados em suas fábricas alemãs deixarão a linha de produção abastecidos com eFuel, combustível sintético com potencial de reduzir em até 90% a pegada de carbono em comparação à gasolina convencional.
O novo combustível é compatível com motores concebidos para funcionar com E10 (mistura de 10% de etanol) e poderá ser usado sem adaptações também em automóveis já em circulação que aceitem esse padrão.
Parceria para viabilizar o eFuel
Para colocar o plano em prática, o BMW Group assinou uma carta de intenções com a Lother GmbH e a alemã eFuel One GmbH. O acordo prevê o fornecimento de eFuel produzido a partir de metanol renovável, obtido por meio de hidrogênio verde e CO₂ capturado.
Testes conduzidos pela Lother apontam que o combustível sintético contribui para maior durabilidade do motor e operação mais limpa.
Fábrica em construção
A eFuel One está erguendo uma planta em Steyerberg, na Baixa Saxônia, com início de produção previsto para 2028. Quando atingir plena capacidade, a unidade deve gerar 75 milhões de litros por ano.

Imagem: Internet
Diesel renovável já em uso
Desde o começo deste ano, os modelos a diesel fabricados pela BMW na Alemanha já saem de fábrica com HVO100, diesel renovável feito de óleo vegetal hidrotratado proveniente de resíduos biológicos, como óleo de cozinha usado e gorduras animais. A empresa estima redução de emissões de até 90% em relação ao diesel comum.
A iniciativa integra a estratégia da montadora de adotar múltiplas rotas para a descarbonização, que incluem veículos elétricos, uso de hidrogênio e combustíveis de baixo carbono.
Com informações de BMWBlog