TechCrunch Disrupt 2025 destaca avanços em veículos autônomos, parcerias e novos financiamentos

O TechCrunch Disrupt 2025, realizado em São Francisco, reuniu alguns dos principais nomes do setor de mobilidade para discutir o futuro do transporte. Entre os executivos que subiram ao palco estiveram Tekedra Mawakana (co-CEO da Waymo), Chris Barman (CEO da Slate), Dave Ferguson (cofundador da Nuro), Sachin Kansal (CPO da Uber), Alex Kendall (fundador da Wayve) e Don Burnette (fundador da Kodiak AI).

Waymo defende segurança e promete agir contra vandalismo

Tekedra Mawakana afirmou que empresas de veículos autônomos precisam demonstrar de forma mais clara a segurança de suas tecnologias. Segundo ela, mesmo com a promessa de aumentar a proteção no trânsito, o público tende a aceitar a possibilidade de um acidente fatal envolvendo um robotáxi. A executiva também declarou que a empresa processará quem vandalizar seus carros e continuará recusando pedidos governamentais considerados muito abrangentes para acesso às imagens captadas pelos veículos.

Slate abre ecossistema de acessórios para sua picape elétrica

A CEO da Slate, Chris Barman, explicou que a companhia vai permitir que proprietários de seus veículos elétricos fabriquem e comercializem acessórios usando dados liberados pela própria montadora. Esses itens poderão ser vendidos no Slate Marketplace, onde a empresa cobrará uma taxa, ou em plataformas externas como o Etsy, sem qualquer participação da startup.

Prefeitura de São Francisco apoia testes de autônomos

O prefeito Daniel Lurie declarou estar satisfeito com a presença dos veículos da Waymo nas ruas da cidade e encorajou outras companhias a utilizarem o município como campo de testes para tecnologias autônomas.

Startup Battlefield e demonstrações

A competição Startup Battlefield 2025 teve a Glīd como vencedora. Durante o evento, jornalistas puderam realizar um trajeto de demonstração em um carro autônomo da Wayve pelas ruas de São Francisco.

Rodada de investimentos movimenta o setor

  • i6: US$ 20 milhões em Série B para gerenciamento digital de combustível na aviação, liderada pela Yttrium.
  • IntrCity SmartBus: US$ 30 milhões em Série D, valuation de US$ 140 milhões, para ampliar rotas de ônibus intermunicipais na Índia.
  • Navan: estreia na Nasdaq encerrou o dia 20% abaixo do preço de IPO, avaliada em cerca de US$ 4,7 bilhões.
  • Pavewise: US$ 2,5 milhões (seed) para tecnologia em construção de rodovias.
  • Ridepanda: US$ 12,6 milhões em Série A para frotas de e-bikes e scooters por assinatura.

Empresas em destaque

A Aurora expandiu sua operação sem motorista com uma nova rota de 600 milhas entre Fort Worth e El Paso, no Texas, e revelou hardware de próxima geração. A BlaBlaCar indicou que a Índia se tornou seu maior mercado. Já a General Motors confirmou demissões em diversas fábricas de veículos e baterias elétricas nos EUA.

A fabricante de sensores Luminar alertou, em documento regulatório, que pode ficar sem caixa no início de 2026, anunciou corte de 25% do quadro e a saída do CFO.

Nvidia amplia parcerias e plataforma Hyperion 10

A Nvidia anunciou acordos com Stellantis, Uber e Foxconn para desenvolver veículos autônomos usando sua nova plataforma Drive AGX Hyperion 10. O pacote de software também será adotado por Lucid, Mercedes e outras empresas. A Uber planeja escalar uma frota global de 100 mil veículos autônomos a partir de 2027.

Nos bastidores, Alex Kendall, da Wayve, disse estar entusiasmado com o Hyperion 10 e afirmou que ele, o CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, e Jensen Huang, da Nvidia, estão incentivando montadoras a adotarem a arquitetura.

Uber mira robotáxi premium em 2026

A Uber escolheu São Francisco para lançar, em 2026, um serviço premium de robotáxis com SUVs elétricas Lucid Gravity equipadas com tecnologia autônoma da Nuro – movimento que colocará a empresa em competição direta com a Waymo na cidade, embora as duas mantenham parceria em outros mercados.

Autonomia em logística pesada

A Waabi apresentou, em parceria com a Volvo, um novo caminhão autônomo. Pesquisa realizada pelo boletim TechCrunch Mobility indicou que 62,5% dos leitores acreditam que caminhões Classe 8, capazes de percorrer mais de 800 km em rodovias, representam o modelo de negócio mais promissor para transporte autônomo de longa distância, superando a preferência por “middle mile” entre centros de distribuição.

Encerrando a participação da Slate no evento, Chris Barman levou ao palco uma picape elétrica revestida com a identidade visual do TechCrunch, reforçando a estratégia da startup de produzir veículos a custo reduzido.

Com informações de TechCrunch

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