A Great Wall Motors (GWM) iniciou as vendas da picape média Poer P30 no mercado brasileiro e colocou o modelo frente a frente com a Toyota Hilux, líder da categoria há quase uma década. O comparativo foi realizado pela Autoesporte para avaliar se a novidade chinesa tem fôlego para ameaçar a hegemonia da rival japonesa.
Preços e versões
A Poer P30 é oferecida na versão Exclusive por R$ 260.000 – valor vigente desde 20 de setembro, após um reajuste de R$ 20.000 sobre o preço inicial de R$ 240.000. Já a Hilux aparece na configuração SRX, uma abaixo da topo de linha, tabelada em R$ 342.390. Com isso, a caminhonete chinesa custa R$ 82.390 a menos.
Conjunto mecânico e desempenho
A Toyota mantém o conhecido motor 2.8 turbodiesel de 204 cv e 50,9 kgfm, ligado a câmbio automático de seis marchas. Nos testes realizados no Campo de Provas 127, a Hilux acelerou de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos.
Do outro lado, a GWM utiliza um 2.4 turbodiesel de 184 cv e 48,9 kgfm, combinado com transmissão automática de nove marchas. O conjunto menos potente faz a Poer P30 cravar 11,2 segundos na mesma prova de aceleração.
Equipamentos de segurança
A Hilux leva vantagem no número de airbags: são sete contra seis da concorrente. No entanto, a picape da GWM responde oferecendo, de série, assistente de permanência em faixa, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro e monitoramento da pressão dos pneus – recursos ausentes no modelo da Toyota.

Imagem: Renato Durães
Capacidades de carga e reboque
Na caçamba, a Poer P30 comporta 1.248 litros e 1.010 kg, superando os 1.000 litros e 1.005 kg da Hilux. Já na força de reboque, a japonesa mantém liderança: 3.500 kg ante 3.100 kg da rival chinesa. A Hilux ainda inclui capota marítima de fábrica; na GWM, o acessório custa R$ 2.490.
Comparativo completo em vídeo
O resultado final do duelo entre tradição e estreia fica disponível no vídeo produzido pela Autoesporte, que detalha todos os pontos fortes e fracos de cada picape.
Com informações de Autoesporte