BMW exibe Speedtop no Japan Mobility Show 2025

Tóquio (Japão) – A BMW levou ao Japan Mobility Show 2025 o Speedtop, shooting brake de três portas baseado no M8 que já teve as 70 unidades reservadas poucos dias depois da estreia, em maio, no Concorso d’Eleganza Villa d’Este.

Embora ainda seja apresentado como conceito, o modelo exposto em Tóquio está praticamente pronto para produção. Segundo a marca, as versões finais deverão mudar apenas em detalhes funcionais, como sensores de estacionamento e suporte para placa, já que até os limpadores de para-brisa estão instalados.

Design e novas maçanetas ocultas

O Speedtop inaugura maçanetas embutidas na linha de cintura, solução que também aparece no Skytop – a variação targa de dois lugares cujas entregas começaram recentemente. A BMW confirma que o recurso será adotado em veículos de produção em massa; protótipos dos próximos X5 (G65, previsto para 2026) e X7 (G67, 2027) já utilizam o sistema, e o futuro X6 (G66, 2028) é cotado para seguir o mesmo caminho.

Além do ganho estético, a eliminação das maçanetas convencionais deve melhorar a aerodinâmica, beneficiando especialmente as versões elétricas iX5, iX6 e iX7. Curiosamente, o iX3 da família Neue Klasse e o próximo sedã i3, ambos esperados para 2024, manterão soluções tradicionais.

Planos para séries limitadas

Animada pela resposta positiva aos exclusivos Skytop (50 unidades) e Speedtop (70 unidades), a BMW abre espaço para novos projetos artesanais e admite que a divisão M poderá desenvolver um modelo próprio de baixíssimo volume. A estratégia reforça o interesse de Munique em edições limitadas, apesar do preço próximo ao de um Rolls-Royce.

Internamente, há quem lamente que o Concept Touring Coupé, derivado do Z4 M40i, não tenha avançado à linha de montagem. A fabricante ainda não revelou qual carro especial será apresentado no próximo Concorso d’Eleganza Villa d’Este, mas fãs esperam que o futuro protótipo também ganhe sinal verde.

Com a aposentadoria da Série 8 programada para 2026, o Speedtop e o Skytop funcionam como despedida para o M8 – e demonstram que, mesmo custando cerca de meio milhão de euros, versões altamente exclusivas continuam encontrando compradores.

Com informações de BMW Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

Compartilhe como preferir

Copiar Link
WhatsApp
Facebook
Email