BMW batiza versão a hidrogênio do novo X5 como iX5 60H xDrive

A BMW definiu o nome de sua primeira versão de produção movida a célula de combustível de hidrogênio. O utilitário esportivo será comercializado como iX5 60H xDrive e tem lançamento confirmado para 2028, dentro da quinta geração do X5, identificada internamente pelo código G65.

Gama de motorização ampliada

Quando a nova geração do X5 chegar ao mercado no próximo ano, a linha começará com duas opções tradicionais: o 40 xDrive a gasolina e o 40d xDrive a diesel. Ainda em 2025, a família deve incorporar o híbrido plug-in 50e xDrive, além do também híbrido M60e xDrive de desempenho e da versão totalmente elétrica 60 xDrive.

Primeiro BMW a hidrogênio

O iX5 60H xDrive será o primeiro veículo de produção da marca a utilizar célula de combustível. O desenvolvimento é conduzido em parceria com a Toyota e empregará a terceira geração desse sistema. A motorização elétrica deverá adotar os componentes Gen6 recentemente estreados no iX3.

Arquitetura e autonomia

No lugar de um grande pacote de baterias, o SUV usará dois tanques de fibra de carbono (CFRP) que armazenam cerca de 6 kg de hidrogênio. Protótipos baseados no X5 atual registraram autonomia de 313 milhas (504 km) pelo ciclo WLTP. A expectativa é que o modelo de produção entregue alcance ainda maior.

Posicionamento na linha

A designação “60” indica que o iX5 60H xDrive ficará entre as versões mais potentes da gama, abaixo de um possível iX5 M70 xDrive e de um eventual X5 M com motor a combustão (código G95). A tração integral será padrão.

Possível sexta alternativa

Relatos indicam que a BMW estuda uma sexta configuração de trem de força para o X5, baseada em um extensor de autonomia a gasolina que atuaria apenas como gerador elétrico. A solução, ainda sem confirmação oficial, também é cogitada para o futuro X7 (G67).

Com o iX5 60H xDrive, a BMW passa a oferecer, em ciclo completo, cinco tipos distintos de propulsão no X5 — gasolina, diesel, híbrido plug-in, elétrico a bateria e, a partir de 2028, célula de combustível de hidrogênio.

Com informações de BMW Blog

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