A Tesla pretende começar a fabricar o Cybercab, veículo elétrico autônomo sem volante nem pedais, em abril do próximo ano na fábrica de Austin, Texas. O anúncio foi feito pelo CEO Elon Musk durante a assembleia anual de acionistas realizada nesta quinta-feira (6).
Momentos antes da declaração, os acionistas aprovaram um pacote de remuneração que pode render a Musk até US$ 1 trilhão em ações da companhia, considerado o maior da história corporativa.
Veículo sem comandos tradicionais
Musk descreveu o Cybercab como “o primeiro carro projetado especificamente para condução totalmente autônoma sem supervisão”. Segundo ele, o modelo não terá espelhos laterais e foi projetado para oferecer o menor custo por quilômetro em modo autônomo.
Ciclo de produção acelerado
O executivo afirmou que a linha de montagem do Cybercab terá ciclo de 10 segundos, ritmo bem mais rápido que o minuto necessário para montar um Model Y. A meta, de acordo com Musk, é produzir entre 2 e 3 milhões de unidades por ano.
Divergência interna
As declarações do CEO contrastam com as da presidente do conselho, Robyn Denholm, que disse recentemente à Bloomberg que o veículo incluiria volante e pedais como solução de contingência. Planos para uma versão com esses controles chegaram a existir, mas foram abandonados por Musk.
Etapas anteriores e desafios regulatórios
Apresentado pela primeira vez em outubro de 2024, no evento “We, Robot”, o Cybercab foi prometido inicialmente também para uso particular. Desde então, a Tesla lançou um serviço piloto de robotáxi em partes de Austin, utilizando SUVs Model Y com uma versão não supervisionada do software Full Self-Driving e um funcionário no banco do passageiro.

Imagem: Internet
Colocar nas ruas um veículo sem comandos convencionais exige autorização federal. Empresas como Zoox já conseguiram dispensas limitadas, enquanto a Cruise, da General Motors, não obteve liberação para seu modelo Origin. A Waymo, principal operadora de robotáxis nos Estados Unidos, continua usando veículos Jaguar I-Pace adaptados, embora também desenvolva projeto próprio com a Zeekr.
Musk demonstrou confiança de que a Tesla superará essas barreiras. “Agradeço à Waymo por abrir caminho”, disse ele, acrescentando que espera lançar todos os Cybercabs produzidos conforme o serviço se torne comum nas cidades.
Com informações de TechCrunch







