Stellantis descarta versão eletrificada da picape Jeep Gladiator nos EUA

A Stellantis decidiu abandonar o plano de lançar a versão híbrida plug-in 4xe da Jeep Gladiator na América do Norte, projeto que havia sido anunciado em setembro de 2024 com previsão de chegada ao mercado até o fim de 2025.

Em comunicado enviado à imprensa, o grupo afirmou que “reavalia a estratégia de produtos” diante da mudança nas preferências dos consumidores por caminhonetes elétricas. A empresa destacou que a Gladiator manterá o design de estilo robusto até 2026 e continuará a ser “a única picape open-air da indústria”, prometendo novos conteúdos de fábrica, opções de personalização e outros conjuntos mecânicos.

De acordo com a Stellantis, os recursos inicialmente destinados à versão eletrificada serão redirecionados para garantir o crescimento de longo prazo da linha Gladiator.

Revisão mais ampla nos planos de eletrificação

A desistência da Gladiator híbrida é mais um movimento na revisão de portfólio da Stellantis. Na semana passada, a montadora já havia cancelado o desenvolvimento de uma picape grande totalmente elétrica da marca Ram, que fazia parte da meta de lançar mais de 25 veículos elétricos inéditos nos Estados Unidos até 2030. Na ocasião, a empresa atribuiu a decisão à baixa demanda por caminhonetes elétricas de grande porte e anunciou foco em um modelo de alcance estendido capaz de rodar cerca de 1.110 km combinando bateria e gerador a gasolina.

Ajustes também entre concorrentes

Outras montadoras globais realizaram mudanças semelhantes em seus programas de eletrificação. Ford, General Motors, Mercedes-Benz e Volkswagen revisaram investimentos após vendas abaixo do esperado, saturação do segmento de luxo e expectativa de encerramento do crédito fiscal federal norte-americano para veículos elétricos.

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Imagem: Internet

Algumas empresas passaram a direcionar recursos para modelos mais acessíveis, ainda que de menor margem. A estreante Slate, por exemplo, desenvolve uma picape elétrica minimalista com preço previsto abaixo de US$ 30 mil. Já a Ford adiou o lançamento de dois veículos elétricos de próxima geração, incluindo uma picape grande, para priorizar projetos menores e mais baratos. Em agosto, a montadora anunciou investimento de US$ 2 bilhões na adaptação da fábrica de Louisville (Kentucky) a fim de produzir, a partir de 2027, uma picape média elétrica com preço inicial de US$ 30 mil.

Com as alterações, a Stellantis e seus concorrentes tentam ajustar a oferta de veículos elétricos às expectativas de mercado, buscando alternativas que conciliem demanda, custo e rentabilidade.

Com informações de TechCrunch

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