O confronto entre BMW iX3 e Porsche Cayenne EV vai além de autonomia e desempenho. As duas marcas adotam estratégias distintas para atrair clientes pelo interior de seus utilitários esportivos elétricos, revelando caminhos diferentes para o futuro do luxo automotivo.
Design e acabamento
A BMW aposta em um habitáculo mais limpo, com menos telas e interfaces consideradas intuitivas. Já a Porsche investe em uma cabine repleta de tecnologia, sem abrir mão de elementos tradicionais da marca.
No Cayenne EV, o volante mantém o formato conhecido pelos fãs da fabricante, enquanto materiais de alta qualidade dominam o ambiente. Um cronômetro sobre o painel contrasta com o visual moderno, que inclui teto panorâmico de vidro e iluminação ambiente em diversos pontos.
Espaço interno
Apesar de o Cayenne ser historicamente maior que o X3, o iX3 oferece 61,8 pés cúbicos (1.750 litros) de porta-malas, superior aos 56 pés cúbicos (1.586 litros) anunciados pela Porsche. A marca de Stuttgart promete ainda 13 combinações de cores para o interior, número que deve superar a oferta da BMW, embora inclua opções mais conservadoras.
Tecnologia e comandos
O Cayenne EV transforma o painel em um “festival de telas”, disponibilizando pelo menos quatro displays para motorista e passageiro. A BMW segue na direção oposta, reduzindo a quantidade de monitores em favor de controles simplificados.

Imagem: Internet
Ambos os modelos mantêm botões físicos essenciais, mas a Porsche preserva alguns comandos no próprio volante. A marca alemã também estreia os “Mood Modes”, configurações que ajustam iluminação, sistema de som e ventilação de acordo com o estado de espírito do condutor, conceito semelhante aos “My Modes” usados pela BMW.
Preços e lançamento
Nos Estados Unidos, o BMW iX3 parte de menos de US$ 60.000. A Porsche ainda não divulgou o valor do Cayenne EV, mas a expectativa é de que o preço supere a marca de seis dígitos, considerando que o Macan EV começa em US$ 83.950 e o Cayenne a combustão em US$ 88.800. O novo SUV elétrico da Porsche tem vendas previstas para meados de 2026.
Com informações de BMW Blog