Uma unidade camuflada da próxima geração do Hyundai HB20 foi vista em testes na serra de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. O hatch totalmente redesenhado tem chegada às concessionárias brasileiras prevista para 2026.
Visual e dimensões
Apesar da cobertura pesada, o formato da área envidraçada confirma que se trata do HB20. O modelo adotará estilo inspirado no SUV compacto Kona, com faróis de LED estreitos que desenham a letra “H” na dianteira. Na traseira, a coluna C lembrará o europeu i20 e as lanternas terão formato de bumerangue. A carroceria ficará maior: o comprimento deve alcançar cerca de 4,10 m, enquanto a distância entre-eixos chegará a 2,55 m.
A Hyundai deve substituir o estepe por um kit de reparo dentro do porta-malas, elevando a capacidade de 300 l para 330 l.
Nova plataforma e parceria com a GM
Pela primeira vez desde 2012, o HB20 trocará de base técnica. A nova arquitetura será fruto da cooperação firmada entre Hyundai e General Motors, a mesma que servirá de fundamento para a próxima geração do Chevrolet Onix.
Interior reconfigurado
Por dentro, o hatch reunirá soluções usadas em Kona, i20 e Creta, como a tela de infotainment integrada ao painel de instrumentos, formando uma “prancha” única. No volante multifuncional, o logotipo da marca dará lugar a uma linha horizontal.
Motorização mantida
O conjunto mecânico seguirá com o 1.0 aspirado flex de 80 cv e 10,2 kgfm, ligado a câmbio manual de cinco marchas, além do 1.0 turbo flex de 120 cv e 17,5 kgfm, acoplado a transmissão automática de seis velocidades. A montadora não planeja versões eletrificadas por enquanto.

Imagem: Reprodução
Segurança e assistência
O HB20 passará a oferecer recursos de assistência ao motorista já presentes no Creta, como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa e detector de ponto cego — itens reservados às configurações mais completas.
Fim do HB20S e novo SUV de entrada
Com a chegada da nova geração, a linha perderá o sedã HB20S. No lugar, a Hyundai prepara um SUV de entrada para competir com Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera. Previsto para chegar até meados de 2027, o utilitário usará os componentes do novo HB20 e adotará exclusivamente o motor 1.0 turbo.
Os testes na serra paulista indicam que a marca avalia o desempenho do conjunto mecânico em terrenos de forte inclinação antes do lançamento oficial.
Com informações de Autoesporte







