Startup lança app ZoraSafe para proteger idosos na internet e o apresenta no TechCrunch Disrupt 2025

A ZoraSafe, criada pelas irmãs Catherine Karow e Ellie King Karow, prepara o lançamento de um aplicativo voltado à segurança digital de pessoas mais velhas. A solução será exibida ao público durante o Startup Battlefield do TechCrunch Disrupt 2025, evento marcado para 27 a 29 de outubro, em São Francisco.

Segundo as fundadoras, o aplicativo chega ao mercado dentro de um mês com assinatura individual de US$ 12,99 mensais e valores maiores para planos familiares ou em grupo.

Funcionalidades iniciais

A primeira versão trará:

  • verificação de códigos QR para identificar malware ou tentativas de phishing;
  • envio de SMS e e-mails suspeitos para análise da plataforma;
  • compartilhamento de golpes conhecidos para inclusão em um banco de dados comum, permitindo alertas imediatos a toda a comunidade ZoraSafe.

“Queremos incentivar o compartilhamento social de fraudes para proteger o grupo inteiro ao mesmo tempo”, afirmou Catherine.

Próximas etapas

Atualizações futuras incluirão a possibilidade de adicionar a ZoraSafe a chamadas telefônicas duvidosas. A inteligência artificial detectará golpes ou deepfakes sem gravar a conversa, garantiu Catherine.

Quando um risco é identificado, o app abre um chat que explica a ameaça e ensina o usuário a reconhecê-la no futuro, explicou Ellie. De acordo com ela, 85 % do processamento é feito no próprio dispositivo; os 15 % restantes ocorrem na nuvem, “sanitizados” de informações pessoais.

Startup lança app ZoraSafe para proteger idosos na internet e o apresenta no TechCrunch Disrupt 2025 - Imagem do artigo original

Imagem: Getty

Recursos adicionais

Para contornar limitações do iOS, a companhia planeja:

  • um adesivo NFC acoplado a capinhas de celular, acionando rapidamente o app em chamadas suspeitas ou em situações de queda do usuário;
  • opção “Compartilhar com ZoraSafe” no menu do sistema, permitindo encaminhar mensagens ou e-mails diretamente à análise da empresa.

Planos de expansão

As irmãs desejam adaptar o ZoraSafe para crianças, firmar parcerias com escolas e oferecer versões em outros idiomas, começando pelo espanhol.

O público poderá conhecer a plataforma e dezenas de outras startups no TechCrunch Disrupt, de 27 a 29 de outubro, em São Francisco.

Com informações de TechCrunch

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

Compartilhe como preferir

Copiar Link
WhatsApp
Facebook
Email