São Paulo, 22 de janeiro de 2026 – A plataforma de hospedagem de vídeos Vimeo iniciou um processo de demissões em diversos países poucos meses depois de ser adquirida pela companhia italiana Bending Spoons em uma transação integralmente em dinheiro avaliada em US$ 1,38 bilhão.
Segundo o Business Insider, a Bending Spoons confirmou os cortes, mas não detalhou o número de funcionários afetados. Já o The Verge, citando uma publicação no LinkedIn do ex-vice-presidente global de Marca e Criação da Vimeo, informou que “grande parte” da força de trabalho foi dispensada.
Fundada em 2004, a Vimeo vem enfrentando dificuldades para competir em um mercado dominado pelo YouTube. Para tentar se diferenciar, a empresa adotou nos últimos anos ferramentas de inteligência artificial. Em 2023, anunciou recursos de IA para criação de roteiros e edição de vídeo; em outubro passado, acrescentou um novo conjunto de soluções voltadas a integrar o conteúdo de cineastas a fluxos de trabalho baseados em IA.
A controladora Bending Spoons vem ampliando seu portfólio por meio de aquisições de plataformas conhecidas. Antes da Vimeo, a empresa italiana já havia comprado Meetup, Evernote e WeTransfer.

Imagem: Getty
TechCrunch informou ter procurado tanto a Vimeo quanto a Bending Spoons para obter comentários adicionais sobre a reestruturação, mas ainda não houve resposta.
Com informações de TechCrunch




