Munique, 20 de outubro de 2025 – A tradicional tampa traseira bipartida do BMW X5, presente desde a primeira geração E53, corre risco de desaparecer no modelo de próxima geração, identificado internamente como G65.
Informações atribuídas a um funcionário da fábrica de Spartanburg, na Carolina do Sul (EUA), publicadas no fórum Bimmer Post, indicam que o utilitário esportivo deverá adotar um sistema de abertura em peça única. Outros relatos obtidos por fontes distintas reforçam essa possibilidade.
Protótipos flagrados em testes exibiam um traço horizontal que sugeria a manutenção do recurso. No entanto, há a suspeita de que esse detalhe servisse apenas para despistar a mudança de projeto.
Recurso presente desde 1999
Desde 1999, o X5 utiliza a divisão em duas partes para facilitar o carregamento de objetos pesados, funcionar como barreira contra a queda de itens quando a seção superior está aberta e servir de assento em eventos ao ar livre. O formato também protege a pintura do para-choque e ajuda em locais com pouca altura livre. A solução foi replicada em gerações seguintes do X5 e também no maior X7.
Motivos citados
Conforme as fontes citadas, a BMW avalia que a maioria dos proprietários utiliza pouco a tampa bipartida. A eliminação do sistema reduziria peso, complexidade de produção e custos. Também se menciona possível ganho aerodinâmico, aspecto considerado relevante para a futura versão elétrica iX5.

Imagem: Internet
Caso a mudança se confirme no X5, resta saber se o X7 seguirá o mesmo caminho. Até o momento, fotos de testes indicam que o SUV maior deve manter a solução bipartida, mas a fabricante ainda não confirmou.
Com informações de BMW Blog