A OpenAI anunciou nesta quarta-feira, 5 de fevereiro de 2026, o GPT-5.3 Codex, modelo criado para potencializar o agente de programação Codex lançado pela empresa na segunda-feira. O novo sistema chegou ao público apenas 15 minutos após a Anthropic liberar sua própria ferramenta de codificação autônoma, prevista originalmente para o mesmo horário, às 10h (PST).
De acordo com a OpenAI, o GPT-5.3 Codex transforma o Codex de um assistente que apenas escreve e revisa códigos em uma plataforma capaz de executar praticamente qualquer tarefa que desenvolvedores ou profissionais realizem em um computador. Testes internos apontam que o modelo consegue desenvolver, a partir do zero, jogos e aplicativos complexos em poucos dias.
A empresa afirma que a nova versão é 25% mais rápida que a anterior (GPT-5.2) e destaca que esta foi a primeira vez em que um modelo da companhia ajudou a criar a si mesmo: versões preliminares foram usadas pela equipe para detectar erros e avaliar o desempenho durante o processo de desenvolvimento.
OpenAI e Anthropic haviam combinado divulgar seus respectivos modelos às 10h (PST), mas a Anthropic adiantou o anúncio em 15 minutos, ficando ligeiramente à frente na corrida para apresentar a novidade ao mercado.

Imagem: Getty
Com informações de TechCrunch







