A Microsoft firmou contrato para adquirir 100 megawatts (MW) de capacidade solar da desenvolvedora japonesa Shizen Energy, reforçando a estratégia da gigante de tecnologia de abastecer suas operações com fontes renováveis.
O acordo, anunciado na semana passada, assegura a compra da energia produzida por quatro usinas solares — uma já em operação e três ainda em construção — durante 20 anos.
Sediada em Seattle, a Microsoft mantém dois data centers no Japão e planeja expandir sua infraestrutura no país com um investimento de US$ 2,9 bilhões ao longo do próximo ano, elevando a demanda por eletricidade.
A energia solar tem sido a preferida das empresas de tecnologia e operadoras de data centers por ser uma das fontes mais baratas e rápidas de implantar, com obras concluídas, em média, em até 18 meses. Além disso, parte da geração pode começar a ser utilizada antes da conclusão total do projeto.

Imagem: Getty
Somente em 2025, a Microsoft já contratou mais de 1 gigawatt (GW) em capacidade solar globalmente, consolidando-se como um dos maiores compradores corporativos desse tipo de energia.
Com informações de TechCrunch