Fiat Grande Panda aparece em primeiro vídeo e antecipa detalhes da versão nacional

Betim (MG) – A Autoesporte divulgou seu primeiro vídeo do Fiat Grande Panda, compacto que servirá de base para o próximo hatch da marca a ser produzido na fábrica da Stellantis em Betim a partir de 2026. O registro foi feito no campo de provas de Balocco, na Itália, e mostra dimensões, motorização e acabamento do modelo europeu, além de apontar o que deve mudar na versão brasileira.

Dimensões e plataforma

Com 3,99 m de comprimento e 2,54 m de entre-eixos, o Grande Panda repete o porte do atual Argo e iguala a distância entre-eixos do Citroën C3. O motivo é o uso da plataforma Smart Car, simplificação da arquitetura CMP adotada pelo C3. A carroceria de linhas retas remete ao antigo Uno, inspiração assumida pela fabricante.

Interior e acabamento

No habitáculo, quadro de instrumentos de 10 pol. e central multimídia de 10,25 pol. dividem moldura oval que faz referência à pista de testes no terraço da antiga fábrica de Lingotto, em Turim. Plásticos de diferentes texturas e materiais recicláveis marcam o acabamento europeu. No Brasil, a Fiat deverá simplificar revestimentos e adotar outra manopla de câmbio.

Espaço interno

O banco traseiro acomoda dois adultos e uma criança com conforto moderado, oferecendo ligeira vantagem sobre o Argo. Quando comparado ao Mobi, o ganho de área é significativo.

Versão testada: híbrida leve 48V

Em Balocco, a publicação guiou a configuração híbrida leve de 48 V, que combina motor elétrico de 29 cv e 5,6 kgfm (acoplado ao câmbio automático) a um 1.2 turbo a gasolina de 101 cv e 20,9 kgfm. Juntos, entregam 110 cv. O sistema elétrico é o mesmo que equipará o Jeep Commander nacional previsto para 2026 e permite deslocamento em modo 100 % elétrico por curtos trechos.

Conjunto mecânico para o Brasil

No mercado brasileiro, o sucessor do Argo deverá custar em torno de R$ 100 mil e oferecer:

  • Motor 1.0 Firefly de até 75 cv e 10,7 kgfm;
  • Propulsor T200 1.0 turbo de até 130 cv e 20,4 kgfm, associado a sistema híbrido leve de 12 V;
  • Câmbio manual de cinco marchas ou transmissão CVT com sete marchas simuladas.

Meta de vendas

A Fiat pretende que o Grande Panda se torne o automóvel de passeio mais vendido do país, posição hoje ocupada pelo Volkswagen Polo. Caso alcance o objetivo, a marca terá os dois líderes do mercado brasileiro, já que a picape Strada domina o ranking geral de emplacamentos.

Produzido em Betim a partir de 2026, o hatch compacto tenta repetir o sucesso comercial do Uno, modelo que inspira seu desenho e cujo “espírito” a fabricante aposta para conquistar o consumidor nacional.

Com informações de Autoesporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

Compartilhe como preferir

Copiar Link
WhatsApp
Facebook
Email