Vídeo revela curiosidades do BMW Turbo de 1972, antecessor do M1

Um passeio guiado pelo Petersen Automotive Museum, em Los Angeles, expôs novos detalhes do BMW Turbo, conceito de 1972 que serviu de base para o futuro M1. A apresentação foi conduzida por Tom Plucinsky, chefe da BMW Group Classic nos Estados Unidos.

Primeiro BMW com ABS e foco em segurança

Conhecido internamente como E25, o cupê foi o primeiro automóvel da marca a utilizar freios ABS. O protótipo incluía ainda seções dianteira e traseira preenchidas com espuma para absorver impactos, sistema que impedia a partida sem o cinto afivelado e um primitivo alerta de proximidade por radar, com indicador no painel para avisar se haveria espaço para frear antes de uma colisão.

Design pensado no motorista

Assinado por Paul Bracq, o esportivo traz portas tipo asa de gaivota, aerofólio traseiro removível e bocal de abastecimento escondido sob uma tampa no capô, do lado do passageiro. O painel inclinado para o condutor permitia alcançar todos os comandos sem se inclinar, solução posteriormente adotada pelo Série 3 (E21) em 1975.

Motor turbo de até 280 cv

Na traseira, o modelo abriga um motor 2.0 turbo de quatro cilindros, capaz de entregar entre 200 cv e 280 cv, dependendo da pressão do turbo. Ligado a um câmbio manual de quatro marchas, o conjunto levava o carro de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos e chegava a 250 km/h. Com 4.155 mm de comprimento e peso de 1.272 kg, o conceito é menor que a primeira geração do Série 1.

Projetado para a Olimpíada de Munique

Criado para chamar atenção durante os Jogos Olímpicos de 1972, em Munique, o BMW Turbo também demonstrava que era possível integrar estruturas de absorção de impacto sem comprometer o desenho. O veículo contava com amortecedores hidráulicos nas extremidades e coluna de direção colapsável com três juntas cardã.

O sucesso do protótipo influenciou diretamente o lançamento do BMW M1 em 1978. Desde então, a marca ainda não apresentou um superesportivo de produção equivalente; tentativas mais recentes, como o Vision M Next, foram canceladas devido à pandemia de covid-19 e aos altos custos de desenvolvimento.

Com informações de BMW Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

Compartilhe como preferir

Copiar Link
WhatsApp
Facebook
Email