BMW mantém sedã como centro da marca e promete mais de 40 lançamentos até 2027

A BMW planeja apresentar mais de 40 novos ou renovados modelos entre agora e o fim de 2027, reforçando que o sedã permanece no coração do portfólio mesmo em meio ao crescimento dos utilitários esportivos.

Tradição garantida

Responsável pelo design de modelos compactos, médios e da divisão M, o ex-chefe de estilo da MINI, Oliver Heilmer, disse à revista australiana GoAuto que a “pequena, esportiva, elegante e de três volumes” ainda define a identidade da marca. O executivo afirmou que “a fórmula do sedã de três volumes chegou para ficar”, assegurando que os clientes tradicionais não serão deixados de lado.

Dois sedãs novos em 2026

Em 2026, a empresa apresentará dois sedãs. Primeiro virá o totalmente elétrico i3 (código NA0), o pioneiro da plataforma Neue Klasse que estreia no recém-revelado iX3. Logo depois chega o novo Série 3 (G50), construído sobre a arquitetura CLAR e previsto com motores a combustão e versões híbridas plug-in. O modelo terá frente alongada para acomodar propulsores de seis cilindros em linha de 3,0 litros, que equiparão as variantes M350 e M3. A marca descarta, porém, outro M Performance a diesel.

Facelifts a caminho

O sedã de topo Série 7 receberá um Life Cycle Impulse (reestilização) já no próximo ano, incorporando elementos de design e tecnologia da Neue Klasse. O Série 5 passará por atualização semelhante, mas apenas em 2027.

Explorando carrocerias

Heilmer ressaltou que a montadora estuda formatos além de SUVs e sedãs: “Mercados reagem de forma diferente às proporções, e testamos se o gosto do cliente está mudando”. Entre as opções analisadas estão as peruas, que, segundo o designer, voltam a ganhar fôlego nos Estados Unidos. A visão é compartilhada por Bernd Koerber, vice-presidente sênior de Gestão de Produto da BMW, que considera ampliar a oferta de peruas no país além da futura M5 Touring.

Próximos elétricos compactos

Fontes internas indicam o desenvolvimento dos modelos i1 e i2. O primeiro será um hatch elétrico de cinco portas, enquanto o segundo assumirá a forma de sedã, ambos previstos para o fim da década. A gama poderá contar ainda com cupê e conversível elétricos i4 de duas portas.

Cortes e expansão da família X

Alguns carros estão próximos do fim de ciclo: o Z4 e as três variações do Série 8 deixarão as linhas de produção nos próximos meses. Até 2030, a gama da BMW deverá ser dominada por SUVs. Entre os projetos em estudo estão iX4, um utilitário de perfil mais aventureiro e, já anunciado, o iX5 com versões a hidrogênio e 100 % elétricas. Modelos maiores, como iX6 e iX7, também são considerados.

Um sucessor para o supercarro M1 continua nos planos de longo prazo, mas não é prioridade imediata.

Com informações de BMWBlog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

Compartilhe como preferir

Copiar Link
WhatsApp
Facebook
Email