A BMW definiu os primeiros passos para o retorno global do i3 em formato sedã. O modelo, identificado internamente pelo código NA0, inicia produção em julho de 2026 na fábrica de Munique e chegará ao mercado como ano-modelo 2027. A versão de lançamento será a 50 xDrive, inicialmente destinada à Europa, enquanto as unidades para os Estados Unidos estão programadas para novembro do mesmo ano.
De acordo com informações divulgadas por um insider da marca, o i3 50 xDrive deverá repetir o conjunto mecânico do SUV elétrico iX3 50 xDrive. Espera-se, porém, que o sedã ofereça autonomia superior à do utilitário, graças ao menor peso e à melhor aerodinâmica. Para referência, o iX3 tem projeção de até 805 km no ciclo WLTP e cerca de 400 milhas no padrão EPA dos EUA.
A gama do i3 terá outros desdobramentos. Um i3 M60 xDrive, de perfil esportivo, entra em produção em março de 2027 para Europa e Estados Unidos, com potência acima dos 463 cv e 65,9 kgfm anunciados para a versão 50 xDrive. Além dele, um i3 desenvolvido pela divisão M, identificado pelo código ZA0, está previsto para o início de 2027, embora os detalhes técnicos ainda não tenham sido revelados.
Enquanto o iX3 já tem confirmada para 2027 uma configuração 40 sDrive, de motor único e tração traseira, não há sinal verde para opção equivalente no i3. Todos os i3 serão montados em Munique; já a próxima geração a combustão do Série 3 (G50) passará a ser fabricada em Dingolfing, onde também será produzido o futuro M3 (G84) a partir de julho de 2028.

Imagem: Internet
Com informações de BMWBLOG