De acordo com informações publicadas nesta quarta-feira (21), a Apple trabalha no desenvolvimento de um dispositivo vestível de inteligência artificial em formato de broche. A reportagem do site The Information descreve o acessório como um disco fino, plano e circular, com corpo de alumínio e vidro, dimensões semelhantes às de um AirTag, porém levemente mais espesso.
O protótipo contaria com duas câmeras — uma lente padrão e outra grande-angular —, três microfones, um botão físico, alto-falante e uma faixa de carregamento semelhante à de dispositivos Fitbit na parte traseira. Engenheiros da companhia teriam como meta lançar o produto em 2027, com previsão de 20 milhões de unidades disponíveis na estreia.
A possível antecipação do desenvolvimento visa competir com a OpenAI, cujo diretor de assuntos globais, Chris Lehane, revelou na segunda-feira (19) em Davos que a empresa pretende anunciar seu primeiro hardware de IA no segundo semestre deste ano. Relatos adicionais indicam que o aparelho da OpenAI pode ser um par de fones de ouvido.
Se confirmado, o broche de IA da Apple marcaria mais um movimento no aquecido mercado de hardware com recursos de inteligência artificial. Tentativas anteriores nesse formato enfrentaram dificuldades: a Humane AI, fundada por ex-funcionários da Apple, lançou um broche semelhante, mas encerrou as operações e vendeu seus ativos à HP menos de dois anos após o lançamento.

Imagem: Getty
A Apple não comentou o assunto até o momento. O TechCrunch informou ter procurado a empresa para obter esclarecimentos.
Com informações de TechCrunch







