Americano de 59 anos é condenado por tentativa de matar Trump e pode pegar prisão perpétua

Ryan Wesley Routh, 59 anos, foi considerado culpado por tentativa de assassinato do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump nesta terça-feira, 23 de setembro de 2025. O veredicto foi emitido por um júri em um tribunal federal de Fort Pierce, na Flórida, e a pena máxima prevista é prisão perpétua.

De acordo com os autos, Routh foi flagrado armado perto do Trump International Golf Club, em West Palm Beach, no ano passado. Testemunhas relataram que ele posicionou um rifle através de uma cerca enquanto Trump jogava golfe. Um agente do Serviço Secreto percebeu a ação, disparou contra o suspeito e o fez fugir sem efetuar tiros.

Logo após a leitura da sentença, Routh tentou esfaquear o próprio pescoço com uma caneta dentro do tribunal, mas foi contido rapidamente por agentes de segurança.

O promotor John Shipley afirmou ao júri que o plano era “cuidadosamente elaborado” e que, sem a intervenção do Serviço Secreto, Trump teria morrido. O episódio ocorre em meio ao aumento de casos de violência política nos Estados Unidos, tema que voltou ao centro do debate após o assassinato do ativista conservador Charlie Kirk.

Donald Trump já havia sido alvo de duas tentativas de assassinato durante a campanha presidencial de 2024, uma delas o ferindo na orelha.

Com informações de g1.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

Compartilhe como preferir

Copiar Link
WhatsApp
Facebook
Email