O Palmeiras superou o Grêmio por 2 a 0 na noite de domingo, 7 de março, no Allianz Parque, e conquistou a Copa do Brasil pela quarta vez em sua história. Com o resultado, a equipe paulista fechou a decisão em 3 a 0 no agregado, pois já havia vencido o jogo de ida em Porto Alegre por 1 a 0.
Jovens decidem a final
Os dois gols alviverdes saíram de jogadores formados na própria base. Aos 7 minutos do segundo tempo, Raphael Veiga avançou pelo meio e acionou Wesley, de 21 anos, que finalizou de perna esquerda para abrir o placar. Aos 39 minutos, outro contra-ataque definiu o título: Mayke iniciou a jogada, Rony e Willian participaram do lance, e Gabriel Menino, de 20 anos, completou para as redes.
Estratégia e mudanças
Com a desvantagem, o Grêmio precisou atacar desde o início. Maicon e Matheus Henrique comandaram o meio-campo, mas o Palmeiras explorou os contragolpes com velocidade pelos lados. No segundo tempo, o técnico Renato Gaúcho lançou Guilherme Azevedo e Ferreira nas vagas de Alisson e Pepê, além de Jean Pyerre pouco depois. Do outro lado, Abel Ferreira reforçou a marcação ao colocar Patrick de Paula antes do segundo gol.
Temporada histórica
O troféu coroa um ciclo em que o Palmeiras também levantou o Campeonato Paulista e a Copa Libertadores, completando uma tríplice coroa. O time terminou o Brasileirão fora da briga pelo título e ficou na semifinal do Mundial de Clubes, em meio a um calendário apertado e a viagens constantes.
Trabalho de Abel Ferreira e da base
Contratado no decorrer da temporada, o técnico português Abel Ferreira assumiu o comando durante surto de Covid-19 no elenco e enfrentou calendário congestionado. Além disso, a categoria de base teve papel decisivo: além de Wesley e Gabriel Menino, Danilo (19 anos), Gabriel Veron (18) e Renan (18) estiveram à disposição na final.

Imagem: Brian Gabriel Menino and Pat
Grêmio encerra o ano sem títulos
O clube gaúcho terminou o Campeonato Brasileiro em sexto lugar e chegou às fases finais da Copa do Brasil, mas fechou a temporada sem conquistas. Renato Gaúcho renovou contrato e iniciará o sexto ano consecutivo à frente da equipe, que busca reforços após perder jogadores importantes nos últimos anos.
Com informações de Brazilfooty







