Blue Origin anuncia rede de internet via satélite TeraWave com velocidade de até 6 Tbps

Seattle (EUA) – A Blue Origin, empresa espacial fundada por Jeff Bezos, revelou nesta quarta-feira (21) a TeraWave, rede de internet via satélite projetada para fornecer conexões de até 6 terabits por segundo (Tbps) a clientes corporativos, centros de dados e órgãos governamentais.

O sistema combinará 5.280 satélites em órbita baixa da Terra (LEO) com 128 unidades em órbita média (MEO). O plano inicial é colocar os primeiros equipamentos em operação no fim de 2027, embora a companhia não tenha informado o prazo para completar a constelação.

Diferenças entre os satélites

Segundo a Blue Origin, os satélites LEO utilizarão comunicação por radiofrequência e poderão atingir 144 Gbps. Já os satélites MEO contarão com links ópticos, responsáveis pela taxa máxima de 6 Tbps. Para efeito de comparação, a Starlink, da SpaceX, opera hoje com pico de 400 Mbps e planeja atualizar seus satélites para 1 Gbps no futuro.

Em comunicado, a empresa afirmou que a TeraWave “adiciona uma camada espacial à infraestrutura de rede existente, oferecendo conectividade a locais inalcançáveis por métodos tradicionais”.

Contexto competitivo

O anúncio ocorre poucos meses após a Amazon — também de Bezos — apresentar a nova marca de sua rede de satélites de consumo, chamada Leo, que deve contar com cerca de 3.000 satélites em LEO e oferecer velocidades típicas de banda larga doméstica. As duas iniciativas são independentes, mas, juntas, ampliam a concorrência com a Starlink, líder do setor e com mais de 9 milhões de usuários.

Expansão das atividades da Blue Origin

Conhecida inicialmente pelos voos suborbitais do foguete New Shepard, a Blue Origin vem diversificando suas operações. Em 2025, a empresa lançou com sucesso o foguete New Glenn duas vezes, recuperou o primeiro estágio em sua segunda tentativa e colocou seu primeiro satélite comercial para a NASA em órbita. Ainda este ano, pretende enviar um módulo robótico à superfície lunar no terceiro voo do New Glenn. Com a TeraWave, passa a atuar também como fabricante e operadora de satélites.

Com informações de TechCrunch

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

Compartilhe como preferir

Copiar Link
WhatsApp
Facebook
Email