BMW debate futuro roadster: motor tradicional ou 100% elétrico?

A BMW pode ficar sem um sucessor imediato para o Z4 após o término da produção da geração G29, previsto para maio de 2026. Fontes ligadas à sede em Munique afirmam que a montadora ainda não tomou nenhuma decisão sobre um novo roadster, mas a ideia não foi completamente descartada.

Modelo atual se despede em 2026

Lançada em 2018, a atual geração do Z4 deverá ganhar uma edição de despedida antes de sair de cena. Em 2024, o esportivo vendeu 10.482 unidades em todo o mundo, número considerado baixo para justificar investimentos em uma substituição direta.

Dilema: combustão interna ou elétrico

Se o projeto avançar, a BMW terá de escolher entre manter o motor a gasolina, preferido pelos puristas, ou adotar um trem de força totalmente elétrico, mais alinhado às tendências de mercado. Oferecer as duas opções é inviável, segundo pessoas próximas ao desenvolvimento, devido a limitações de espaço e custos.

Prioridades até 2027

A marca alemã está concentrada na expansão da plataforma Neue Klasse, que deve chegar a mais de 40 modelos até o fim de 2027. Depois dessa fase, a atenção deve se voltar para produtos como o hatch i1, o sedã i2 e um utilitário esportivo robusto, deixando pouco espaço para um roadster de nicho antes de 2030.

Potencial de um conversível elétrico

Apesar da resistência de parte dos entusiastas, um Z4 elétrico poderia atender a quem busca um conversível para passeios tranquilos. A ausência de componentes convencionais permitiria melhor aproveitamento do espaço interno e até um porta-malas dianteiro. A autonomia seria limitada pelo entre-eixos curto, mas as futuras células de bateria em formato cilíndrico prometem alcançar números aceitáveis para viagens de fim de semana.

Fim da linha para outros conversíveis

O 8 Series Convertible (G14) deve encerrar sua produção no primeiro semestre de 2026, enquanto o 4 Series Convertible (G23) permanecerá em linha até meados de 2029. Caso o Z4 não ganhe sucessor imediato, a BMW pode iniciar a próxima década sem nenhum cabriolet a gasolina. Uma alternativa seria um possível i4 Cabrio (código NA3) para manter um modelo de estilo no portfólio.

A marca ainda não definiu o destino do seu tradicional roadster, mas o debate sobre o tipo de propulsão reflete os rumos da indústria automotiva, dividida entre preservar experiências clássicas e avançar na eletrificação.

Com informações de BMW Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

Compartilhe como preferir

Copiar Link
WhatsApp
Facebook
Email